Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLarrea, Nathalia Teixeira-
dc.date.accessioned2016-04-30T00:02:54Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2743-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo compreender o processo de criação e atuação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do estado de Mato Grosso do Sul (SBEM-MS), em seus movimentos de (des)articulação com a formação/prática de professores de Matemática. Para isso, o posicionamento historiográfico adotado refere-se ao estudo do homem no tempo vivendo em comunidade e entende-se por História o diálogo entre o passado e o presente em que o historiador, estando no presente, faz questionamentos para a construção de um passado. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e tem como metodologia a História Oral que objetiva a construção intencional de fontes historiográficas mediante situações de entrevista. Para constituir o cenário de criação e atuação dessa sociedade, essa investigação se baseou em relatos de pessoas que vivenciaram esse processo, juntamente com fontes documentais escritas disponíveis em acervos pessoais e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. As análises realizadas resultaram do movimento desta pesquisadora em observar as diferentes histórias sobre a constituição da SBEM-MS, a partir dos registros escritos e orais mobilizados na pesquisa, dando forma a três histórias singulares desta sociedade elaboradas com inspiração na ideia de caricaturas: uma SBEM-MS ativa e organizada que evidencia as diversas ações e parcerias da Sociedade ao longo de todos esses anos, uma SBEM-MS estruturada a partir do seu valor e de práticas simbólicas evidenciando uma Sociedade sustentada pela força contida em seu nome, mas que, efetivamente, não promovia diversas e contínuas ações e uma SBEM-MS possível que tenta mostrar pontos de avanços, parada e, muitas vezes, retrocessos devido a questões políticas ou burocráticas envolvendo a Sociedade. Com esses três exercícios aliados às outras narrativas disponibilizadas no trabalho, essa pesquisa cumpre um compromisso de discutir a importância da multiplicidade de histórias existentes sobre determinada nomenclatura à medida que evidencia a cada um desses exercícios os perigos de uma única história. Este estudo pretende contribuir para a compreensão de como a SBEM-MS vem sendo pensada/efetivada no estado e de como esta tem mobilizado discussões em torno da formação de professores e contribuído para a articulação de uma comunidade de educadores matemáticos no estado.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This research aims to understand the process of creation and performance of the Brazilian Society of Mathematics Education in Mato Grosso do Sul State (SBEM-MS) in their movements of (dis)connection with the Mathematics teachers’ formation/ practice. For this, the historiographical position adopted refers to the study of man in time living in a community and the term History dialogues between the past and the present in which the historian, being in the present, makes inquiries to the construction of a past. This research is qualitative in nature and it has used the Oral History methodology that aims the intentional construction of historiographical sources by interviewing situations. To build the scene of creation and performance of this society, this research will be based on reports from people who have experienced this process, along with written documentary sources available in personal collections and the Graduate Program in Mathematics Education. The analyzes resulted from the movement of this researcher to observe the different stories about the creation of SBEM-MS, from the written and oral records mobilized in research, forming three unique stories of this society created with inspiration on the idea of caricatures: A SBEM-MS active and organized that shows the diverse actions and partnership of this society through these years, a structured SBEM-MS, from its value and symbolic practices showing a sustained society by force contained in his name, but that, indeed, it has not carried out diverse and continuous actions and a possible SBEM-MS that tries to show points of advances, stop and often setback due to political or bureaucratic matters involving the Company. With these three exercises coupled with the other narratives available in this work, this research fulfills a commitment to discuss the importance of multiplicity of stories about specific nomenclature to the extent that the evidence each such year the danger of a single story. This study aims to contribute to the understanding of how the issue of teachers’ formation is being handled by that society and how the relationship of a community of mathematics educators in the state is.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMato Grosso do Sulpt_BR
dc.subjectTeachers - in-service trainingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleSociedade brasileira de educação Matemática do estado de Mato Grosso do Sul: três caricaturas e muitas históriaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Luzia Aparecida de-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathalia Teixeira Larrea.pdf5,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.