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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2735
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise de duas metodologias distintas para o ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental: metodologia tradicional e contextualizada |
Autor(es): | Sacco, Tatiane Patricia Valotto |
Primeiro orientador: | Macedo, Osmar Jesus Silva, Renato César da |
Abstract: | Esta pesquisa tem como objetivo a análise de duas metodologias diferentes para a abordagem de estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. Para desenvolvê-la, realizamos um estudo baseado em sequências didáticas com duas turmas do nono ano de uma Escola Estadual, localizada na cidade de Castilho, estado de São Paulo. As duas sequências didáticas foram pautadas em conteúdos básicos de Estatística previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. É importante ressaltar que ambas as sequências de ensino abordaram os mesmos conteúdos e habilidades. O que diferenciou as aulas de uma turma para a outra foi o modo como os conteúdos foram apresentados: numa turma, as aulas foram ministradas de forma tradicional, enquanto na outra turma, houve contexto e problematização onde os alunos foram protagonistas. Os resultados do desempenho dos estudantes durante a pesquisa foram satisfatórios em ambas as turmas, porém, o método contextualizado resultou melhores resultados na aprendizagem. ABSTRACT - This paper aims to analyze two different educational methods for the statistical approach in the final years of an elementary school. In order develop it, we conducted a study based on didactic sequences with two classes of the nineth year in a Public School, located in Castilho, State of São Paulo. Both didactic sequences were guided in basic contents of, Statistics set out in the National Curricular Parameters for Brazilian Elementary Education. Importantly, both teaching sequences addressed the same content and abilities. What differentiated the classes from one to another was how the contents were presented: in one class, the lessons were taught in a traditional way, whereas in the other one, there was a questioning of the context where students were the protagonists. Indeed, the results of the students’ performance during the research were satisfactory in both groups. However, the contextualized method had better results in learning. |
Palavras-chave: | Estatística Ensino Fundamental Statistics |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2735 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas) |
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