Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2722
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Karina Torres | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-15T15:59:22Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:57:01Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2722 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa-ação retoma, re-apresenta e re-utiliza alternativas metodológicas de ensino do texto literário dos anos 1980 com o objetivo de contribuir na discussão atual, da década de 2010, sobre a escolarização de literatura nos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia, desenvolvida por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar, encontra-se no livro Literatura: a formação do leitor - alternativas metodológicas, lançado pela Editora Mercado Aberto, de Porto Alegre, em 1993. Mostram diversos estudos contemporâneos que o ensino de literatura no Fundamental II e no Ensino Médio se encontram defasados, arraigados em práxis descontextualizada, aquém de uma análise pautada no texto literário e pelos estudos literários. A inserção de alternativas metodológicas e do trabalho com o texto literário possibilita aos docentes, fundamentados em conceitos de escolarização de Magda Soares e de leitura de literatura na escola de Marisa Lajolo e de Regina Zilberman práticas que flexibilizam o currículo e contribuem para a formação de leitores literários. Anote-se que o currículo, ao privilegiar, hoje em dia, o conceito de gêneros textuais, tira de foco a literatura e termina por não formar é o que nos mostram diversas avaliações do ensino no Brasil sequer leitores de textos triviais. Como corpus privilegiado da pesquisa, valemo-nos da obra contística de Luiz Vilela, inclusa em antologias destinadas ao público infanto-juvenil. Os contos do escritor mineiro formam a base literária das alternativas me todológicas que buscam ir além do currículo oficial do Estado de São Paulo por promover em a construção de sentidos, ampliarem os horizontes de expectativas dos discentes, produzir em efetivo letramento e formarem leitores. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT - This research-action recovery, re-presented and re-use methodological alternatives literary text of the teaching of the 1980s in order to contribute to the current discussion of the 2010s, about the literature of schooling in the final years of elementary school. The methodology developed by Maria da Gloria Bordini and Vera Teixeira de Aguiar, is in the book Literature: player training - methodological alternatives, published by Editora Open Market of Porto Alegre in 1993. They show various contemporary studies that teaching Literature in Elementary II and High School are outdated, rooted in decontextualized practice, short of an analysis guided the literary text and the literary studies. The insertion of methodological alternatives and work with the literary text allows - for teachers, based on enrollment concepts Magda Soares and reading literature in school Marisa Lajolo and Regina Zilberman - practices that flexibilize the curriculum and contribute to the formation literary readers. Note that the curriculum, the focus nowadays the concept of genres, focus strip literature and ends up not form - is what we show several evaluations of teaching in Brazil - even readers of trivial texts. As a privileged research corpus, we make use of contística work of Luiz Vilela, included in anthologies intended for children and youth. The tales of the mining writer form the literary basis of methodological alternatives that seek to go beyond the official curriculum of the State of São Paulo to promote the construction of meaning, broaden the horizons of expectations of students, producing effective literacy and form readers. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à Leitura | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino - metodologia | pt_BR |
dc.subject | Reading Promotion | pt_BR |
dc.subject | Education - curricula | pt_BR |
dc.subject | Student Teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching - methodology | pt_BR |
dc.title | Literatura, escolarização e práticas de ensino: a recepção de contos de Luiz Vilela no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Rauer Ribeiro | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Karina Torres Machado.pdf | 11,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.