Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2700
Tipo: Dissertação
Título: Histórias de vida de professoras em processo de readaptação funcional
Autor(es): Krugmann, Taís Francéli
Primeiro orientador: Urt, Sônia da Cunha
Abstract: O fenômeno histórico e social da violência na escola dirigida ao docente tem levado muitos professores a vivenciar o processo de readaptação funcional. Partindo-se da compreensão da violência constituída em sua significação como um termo complexo e polissêmico, a pesquisa investigou suas diversas manifestações físicas, verbais, psicológicas e simbólicas no cenário escolar, e que não somente se configuram como fonte causadora do processo de readaptação funcional docente, mas como uma problemática que se apresenta também quando estes professores exercem outras funções dentro da escola. Apresentamos, juntamente, as formas de auxílio, tratamento e reintegração ao trabalho, prestadas pelos Órgãos competentes. Elegeram-se, como base de estudos e análise, os aportes da Teoria Histórico-Cultural, proposta por Vygotsky e demais interlocutores, objetivando apreender o processo de constituição da subjetividade de docentes em readaptação funcional devido a vivências em contextos de violência na escola. Analisamos entrevistas livres, utilizando a técnica da narrativa de histórias de vida, realizadas com três professoras da rede pública de ensino de Campo Grande – MS, que se encontram readaptadas, ou seja, afastadas de suas funções de docência, como consequência de experiências insalubres no ambiente de trabalho que, por sua vez, desencadearam quadros graves, debilitantes e que impossibilitam a retomada à sala de aula. De acordo com as análises realizadas, foi possível perceber que a condição sob a qual ocorreu a situação que levou as docentes à readaptação funcional, vivenciada e narrada pelas participantes da pesquisa e apresentada na forma de contos literários, de certa forma, caracteriza-se como aspectos que, a partir daquele ponto, norteiam as tramas das relações sociais estabelecidas por elas em suas vidas, até mesmo em suas demais esferas. Este trabalho certamente não corresponde à realidade de todas as escolas e de todos os professores, mas revela e denuncia a crise e o caos instalado no sistema educacional de muitas escolas brasileiras e, principalmente, no contexto histórico-cultural contemporâneo, constituinte da subjetividade de muitos docentes.
ABSTRACT - The historical and social phenomenon of school violence directed at teaching has led many teachers to experience the functional rehabilitation process. Starting from the understanding of violence incorporated in its significance as a complex and polysemic term, the research investigated its various physical manifestations, verbal, psychological and symbolic in the school setting, and that not only are configured to cause source of teaching functional rehabilitation treatment but as a problem that also features when these teachers perform other tasks within the school. Present together, the forms of assistance, treatment and reintegration to work, provided by competent bodies. Were elected as the basis of studies and analysis, the contributions of historical-cultural theory proposed by Vygotsky and other interlocutors, aiming to learn the process of constitution of subjectivity of teachers in functional rehabilitation due to experiences in contexts of violence at school. We have analyzed free interviews, using the technique of narrative life stories, performed with three teachers from public teaching Campo Grande - MS, which are re-purposed, or removed from their teaching duties as a result of unhealthy experiences in work environment that, in turn, triggered severe cases, debilitating and impossible to resume the classroom. According to the analyzes, it was revealed that the condition under which was the situation that led teachers to functional rehabilitation, experienced and narrated by the research participants and presented in the form of literary short stories, in a way, is characterized as aspects that, from that point, guide the webs of social relationships established by them in their lives, even in their other spheres. This work certainly not true of all schools and all teachers, but reveals and denounces the crisis and chaos installed in the educational system in many Brazilian schools and especially in the contemporary historical-cultural context, part of the subjectivity of many teachers.
Palavras-chave: Violência
Docentes
Readaptação ao Emprego
Instituições Acadêmicas
Violence
Faculty
Employment, Supported
Schools
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2700
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAÍS FRANCÉLI KRUGMANN.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.