Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2670
Tipo: Dissertação
Título: Análise das dimensões subjetivas dos psicólogos implicadas no processo de avaliação psicológica do aluno com deficiência intelectual
Autor(es): Chaves, Fernanda Ferreira
Primeiro orientador: Anache, Alexandra Ayach
Abstract: Esta pesquisa é uma análise das dimensões subjetivas dos psicólogos implicadas no processo de avaliação psicológica (AP) do estudante que apresenta indicativos de deficiência intelectual. Uma das áreas de maior destaque profissional da psicologia é a AP, cujo tema apresenta muitas divergências acadêmicas, peculiaridades e controvérsias, considerando a complexidade inerente ao processo. Com a implantação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no âmbito da Educação Inclusiva, uma das atividades essenciais é a identificação e avaliação do estudante que supostamente apresenta deficiência intelectual. Por esta razão e pela escassez de estudos sobre o tema deste trabalho, considera-se relevante o desenvolvimento de pesquisas locais para compreender as dimensões subjetivas dos psicólogos implicadas no processo de AP. Por meio da matriz teórica da Psicologia Histórico-Cultural, com base nas propostas de Vygotsky, González Rey e outros autores da linha, o estudo fundamentou-se na epistemologia qualitativa para alcançar o objetivo da pesquisa. O local da investigação foi o Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (CEESPI), subordinado à Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (SED-MS), no município de Campo Grande, com o recorte cronológico entre o ano de 2014 e o começo de 2015. Assim, o caminho metodológico da pesquisa envolveu a revisão bibliográfica, o estudo exploratório, a construção do cenário da pesquisa, as técnicas conversacionais e a utilização do Completamento de Frases com os dois psicólogos do AEE-CEESPI, sempre com a atuação ativa da pesquisadora durante toda a pesquisa. Finalizado o processo investigativo, foram realizadas as transcrições dos diálogos, a construção e interpretação das informações. Os resultados evidenciaram práxis alienantes, que se distanciam dos propósitos do processo de AP e indicaram, ainda, as limitações impostas na prática cotidiana do profissional da psicologia, consequentemente dificultando que este alcance êxito em seus objetivos, intentos e ideais de contribuir para promover a dignidade, emancipação e autonomia dos sujeitos, isto é, a transformação da pessoa. Tais dificuldades acabam por gerar sentimentos de angústia, frustração, impotência e fracasso nos psicólogos. Contudo, um aspecto ressaltado por ambos sujeitos da pesquisa, logo após o primeiro encontro, foi a promoção de reflexões sobre o trabalho desenvolvido por eles (psicólogos) no AEE, levando-os a percepção de relevantes fatores implicados no exercício de suas atribuições profissionais que até então não haviam pensado antes dos diálogos. Ao refletirem sobre o mesmo, foi possível a configuração da subjetividade individual que influencia a configuração da subjetividade social do psicólogo, considerando que ambas dimensões subjetivas interagem recursivamente. Outro resultado foi observar a ausência de articulação entre o resultado do processo de AP e as possíveis propostas de intervenção que deveriam ser desenvolvidas para instrumentalizar e subsidiar o processo de aprendizagem dos estudantes avaliados. Nas considerações finais do trabalho foram realizadas algumas reflexões a fim de oferecer subsídios para se postular caminhos para um campo de avaliação psicológica amplo, mantendo o rigor técnico-metodológico, depreendendo questões complexas e passíveis de transformação. Ao final foram propostas algumas problematizações, que não puderam ser respondidas neste estudo, com vistas a novas pesquisas, considerando os desafios encontrados no processo investigativo.
ABSTRACT - The present research is an analysis of the subjective dimensions of psychologists who are involved in the psychological assessment process (PA) of student who present signs of intellectual disability. AP is one of the areas of greatest professional highlight in psychology, the theme shows many academic differences, peculiarities and controversies, regarding to the complexity of the process. With the implementation of the Specialized Educational Service (AEE) under the Inclusive Education, one of the key activities is the identification and assessment of students who supposedly presents intellectual disability. For this reason and the lack of studies on the subject of this paper, it is considered important to develop local research to understand the subjective dimensions of psychologists involved in the PA process. Through the theoretical framework of Historical-Cultural Psychology, based on the proposals of Vygotsky, González Rey and other authors of the same line, the study was based on qualitative epistemology to achieve the objective of the research. The locus of the investigation was the State Center for Special and Inclusive Education (CEESPI), subordinate to the Education Department of Mato Grosso do Sul State (SED-MS), in Campo Grande City, within a chronological cut between 2014 and the beginning of 2015. Thus, the methodological approach of the research involved a literature review, an exploratory study, the construction of the research scenario, conversational techniques and the use of the Completion of Sentences with two psychologists of AEE-CEESPI, the researcher had always had an active position throughout the research. Once the investigative process finished, the transcripts of the dialogues, the construction and interpretation of information were held. The results showed alienating praxis, which are far from the purposes of the PA process and it also indicated the limitations in daily professional psychology practice, what made their goals, intentions and ideals more difficult to reach in order to foster the dignity, emancipation and autonomy of the subjects, i.e. the transformation of the person. Such difficulties eventually bring feelings of anxiety, frustration, impotence and failure to the psychologists. However, an aspect emphasized by both the research subjects, after the first meeting, was the reflection on the work done by them (psychologists) in the EEA. This lead them to the perception of relevant factors involved in the exercise of their professional duties that they had not thought before the dialogues. When they reflected on it, it was possible to configure their individual subjectivity, which influences the configuration of the social subjectivity of the psychologist, considering that both subjective dimensions interact recursively. Another result was to observe the lack of coordination between the result of the AP process and the possible action points, which should be developed to implement and support the learning process of the students assessed. In the final considerations we realized some reflections in order to offer subsidies to postulate paths for a wide field of psychological assessment, maintaining the technical and methodological rigor, inferring complex issues, which are subject to change. In the end of this study some problematizations have been proposed, however some could not be answered in this study, we left them to future research, considering the challenges in the investigative process.
Palavras-chave: Conhecimento
Educação de Pessoa com Deficiência Intelectual
Educação Inclusiva
Subjetividade
Knowledge
Education of Intellectually Disabled
Inclusive Education
Subjectivity
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2670
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Ferreira Chaves.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.