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Tipo: Dissertação
Título: Programa mulheres mil: subjetividade, inclusão e governabilidade
Autor(es): Silva, Carla Renata Capilé
Abstract: Este trabalho é fruto da pesquisa realizada sobre o Programa Mulheres Mil, como uma das ações do Estado brasileiro, coordenada pelo Governo Federal que tem, como um de seus propósitos, a formação profissional e tecnológica articulada com elevação do nível de escolaridade de mulheres de baixa renda. Um dos objetivos deste estudo foi identificar as formas de subjetivação das participantes, com base nos discursos oficiais presentes nessa política e, também, se houve rupturas significativas nas condições de vida dessas participantes, tendo, como suporte de análises, partes dos pressupostos teóricos e metodológicos de Michel Foucault. O ponto de partida foram os documentos norteadores do Programa e a sua operacionalidade no município de Aquidauana/MS, em que se tomaram, como subsídios, seus objetivos, metas, proposta metodológica (análise documental) e os resultados das entrevistas realizadas com 19 estudantes concluintes dos cursos ofertados no ano de 2013. Os resultados finais indicam que o Programa Mulheres Mil apresenta, em seus discursos oficiais, uma proposta marcada por elementos subjetivos relacionados à inclusão educacional, à produtividade e aos aspectos sociais. Porém, os resultados alcançados apontam um conjunto de contradições, a começar pela operacionalidade do Programa diante das condições materiais de cada uma das participantes, que demarca um conjunto de tecnologias e estratégias que visam, preponderantemente, aos interesses de cunhos políticos e econômicos, em detrimento de uma transgressão das condições existenciais de cada participante. Dessa forma, é necessário refletir sobre a governabilidade do Programa Mulheres Mil, a fim de que ele possa, realmente, proporcionar mudanças significativas na vida das estudantes, em vez de reforçar as práticas de exclusão a qual estão submetidas.
ABSTRACT - This work is the result of research conducted about Thousand Women Program, as one of the actions of the Brazilian State, coordinated by the Federal Government that among its purposes aims to vocational and technological training combined with raising the level of education of low-income women. One goal of this study was to identify the forms of subjectivity of the participants, from the official discourses present this policy and whether there were significant disruptions in the existential conditions of each, supported by analyzes parts of the theoretical and methodological assumptions of Michel Foucault. Starting point were the guiding documents of the Program and its operation in the city of Aquidauana / MS, with the subsidies its objectives, goals, methodological proposal (document analysis) and the results of interviews with 19 graduating students of the courses offered in the year 2013. Final results indicate that the Thousand Women Program shows in their official speeches, a proposal marked by subjective elements related to educational inclusion, productive and social. However, the results achieved, identify a number of contradictions, starting with its operation before the material conditions of each of the participants, marking thus a set of technologies and strategies, which mainly aim to interests of political and economic dies, rather than a transgression of stocks conditions of each participant. Thus, it is necessary to rethink the governance of this program, so you can really bring about significant changes in the lives of their students, rather than enhance exclusionary practices, which until then were submitted.
Palavras-chave: Política Pública
Public Policy
Mulheres
Women
Subjetividade
Subjectivity
Integração Social
Social Integration
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2644
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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