Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2642
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do homem virtual em hanseníase na aprendizagem baseada em equipes (team-based learning) na graduação médica
Autor(es): Savegnago, Cristiane Comparin
Primeiro orientador: Hans Filho, Günter
Resumo: A rápida evolução dos recursos de telecomunicação indica a necessidade por inovação na construção do conhecimento. Ensinar os estudantes contemporâneos é desafiador, pois os materiais de estudo devem despertar maior interesse, dado o turbilhão tecnológico em que suas vidas estão inseridas. A aprendizagem baseada em equipes - ABE (team-based learning -TBL) é uma estratégia centrada no aluno para aprendizado em grupo. Estudos têm mostrado que o ABE traz maior retenção de conhecimento do que o ensino tradicional, entretanto, poucos trabalhos tem estudado o uso de ferramentas audiovisuais em seu contexto. O Projeto Homem Virtual constitui uma poderosa ferramenta com vídeos de computação gráfica em três dimensões, que objetiva auxiliar o ensino ao facilitar o entendimento da matéria. A hanseníase constitui doença endêmica no Brasil, causadora de sequelas irreversíveis. O ensino na graduação médica é foco importante na luta pelo seu controle e a utilização de ferramentas educacionais virtuais oferece o conteúdo de forma atrativa e motivadora. O objetivo do estudo foi comparar alunos expostos aos não expostos a vídeos do Homem Virtual em hanseníase e neuropatia hansênica, durante aula no modelo ABE, bem como as notas antes e depois de assistirem aos vídeos nos alunos expostos, e a satisfação dos alunos em relação ao seu aprendizado com o Homem Virtual. O estudo foi realizado com 94 estudantes de graduação em medicina do terceiro ano da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os estudantes foram randomizados em dois grupos: grupo exposto (n=47) assistiu a uma sessão de ABE com dois vídeos do Homem Virtual; o grupo não exposto (n=47) participou de uma sessão padrão de ABE e assistiu a outro vídeo não relacionado ao tema da aula. O nível de conhecimento foi avaliado por provas de múltipla escolha individuais antes e depois de assistirem aos vídeos, provas em grupo e resolução de um caso clínico. Os alunos avaliaram os vídeos através de um questionário em escala Likert. Em relação ao grupo exposto, houve melhora significativa nas médias das notas individuais depois dos alunos assistirem aos vídeos do Homem Virtual (p<0,0001), em relação às notas obtidas antes da visualização dos vídeos. Em relação à comparação entre os grupos de expostos e não expostos, a média das notas individuais depois da exposição aos vídeos foi 8,05±1,31 no grupo exposto e 7,18±1,50 no grupo não exposto, com diferença significativa entre elas (p=0,0001). Não alcançaram diferença significativa as notas das provas em grupo (p=0,6333) e do caso clínico (p=0,4533). Os alunos opinaram que o Homem Virtual é um recurso que aumenta a motivação e facilita o entendimento do conteúdo, desejaram que mais vídeos estivessem disponíveis para outras disciplinas. De acordo com este estudo, recursos iconográficos como o Homem Virtual podem ser utilizados para o ensino na graduação no contexto do ABE como uma ferramenta educacional complementar, o que pode resultar em maior consolidação do conhecimento e motivação para o estudo.
Abstract: The rapid evolution of telecommunication resources signals the need for innovation in the construction of knowledge.Today, teaching is a challenging task, since study materials must spark the interest of learners, considering the highly technological milieu enveloping their lives. Team-based learning (TBL), a student-centered strategy for group learning, has been shown to provide greater retention of knowledge than traditional education methods. Nonetheless, few studies have addressed the use of audiovisual tools in TBL. The Virtual Human Project is a powerful tool comprising 3D computer-generated imagery videos designed to facilitate content comprehension. Endemic to Brazil, leprosy (Hansen’s disease) has irreversible consequences. Effectively addressing this illness in medical schools is a crucial step towards its control, and the use of virtual educational tools can motivate learners to focus on this topic. This study sought to evaluate the impact of two Virtual Human leprosy videos on knowledge retention during a TBL session, compared with a standard TBL session, and evaluate students’ satisfaction with this tool. The study comprised 94 third-year students of the medicine undergraduate program of the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil. Participants were randomly assigned to one of two groups: an exposed group (n = 47) that attended a TBL session in which two Virtual Human leprosy videos were shown; and an unexposed group (n = 47) that attended a standard TBL session in which a video unrelated to leprosy was shown. The level of knowledge acquired was evaluated using individual multiple-choice tests applied before and after the sessions, and also by group tests and a clinical case quiz. Participants evaluated the videos using a Likert scale–based questionnaire. In the exposed group, a statistically significant improvement was observed on comparing pre- and post-video mean individual scores (p<0,0001).In the comparison between groups, mean individual scores obtained after video viewing were 8,05±1,31 for the exposed group and 7,18±1,50 for unexposed individuals — a significant difference (p=0,0001). No significant differences were observed in the scores on group tests (p=0,6333) or the clinical case quiz (p=0,4533). Learners regarded the Virtual Human videos as a resource capable of enhancing motivation and facilitating content comprehension, and requested more videos for other courses. The results revealed that iconographic resources such as the Virtual Human can be employed as a complementary educational tool in TBL-assisted undergraduate programs, with potential gains in knowledge consolidation and study motivation.
Palavras-chave: Ensino
Hanseníase
Recursos Audiovisuais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2642
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:FAMED - Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste
Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANE COMPARIN SAVEGNAGO.pdf935,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.