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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2636
Tipo: | Tese |
Título: | O modelo de eficácia contingente de transferência de tecnologia de bozeman: estudo da experiência de escolas de agricultura de universidades no Brasil e nos Estados Unidos da América |
Autor(es): | Philippi, Daniela Althoff |
Primeiro orientador: | Maccari, Emerson Antonio |
Abstract: | A interação entre universidade e empresa (U-E) gera benefícios como o estímulo ao desenvolvimento econômico (Etzkowitz & Leydesdorff, 2000; Siegel, Waldman, & Link, 2003). As tecnologias na área da agricultura e do agronegócio são relevantes, dentre outros fatores, pelo maior consumo de alimentos (Food and Agriculture Organization of the United Nations [FAO] (2014) e por previsões, como para o Brasil, de maior consumo nos seus principais mercados internacionais (Brasil, 2013). A pesquisa propôs-se ao aprimoramento da aplicação do Modelo de Eficácia Contingente de Transferência de Tecnologia (TT) de Bozeman (2000) em processo de TTs, a partir de escolas de agricultura de universidades brasileira e norte-americana para as empresas. O Modelo difere-se de outros de TT, essencialmente por se apresentar de maneira mais completa, organizada e aprofundada, possibilitando a descrição pormenorizada de processos de TT e seus efeitos, como os relativos a aspectos mercadológicos, de desenvolvimento econômico, político e de capital humano, científico e técnico, objetivando maior eficácia. A pesquisa é também justificada pela incipiência de estudos do modelo com TTs na área e em universidades de diferentes países. Os EUA apresentam indicadores internacionais de inovação mais elevados do que o Brasil, como os publicados pelo World Economic Forum [WEF] (2015), que incluem a colaboração U-E. Deste modo, a pesquisa pautou-se na questão: “Como o Modelo de Eficácia Contingente de TT pode ser aprimorado na aplicação em processos de transferência de tecnologia de Escolas de Agricultura de universidades brasileira e norte-americana para as empresas?” Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa e de estudos de caso múltiplos (Yin, 2001; Eisenhardt, 1989), abordando a aplicação do modelo de Bozeman em TTs de Escolas de Agricultura: dois casos de universidade norte-americana e um caso de universidade brasileira, selecionados mediante critérios como excelência, acessibilidade e semelhanças de natureza da tecnologia. A pesquisa de campo e a análise dos dados permearam-se no constructo de pesquisa elaborado com base em pressupostos do modelo, e em outros acrescidos pela autora, com base em revisão da literatura. Os dados coletados em fontes diversas, incluindo as entrevistas com participantes das universidades e das organizações receptoras, foram triangulados e analisados na sua singularidade e de forma cruzada (Creswel, 2014), obedecendo a prerrogativa de que os estudos de caso devem ser analisados em seus contextos (Yin, 2001; Denzin, 1994). Nos resultados e nas contribuições destacam-se a aplicação do modelo (1) exaustivamente, considerando as dimensões e os critérios de eficácia na perspectiva dos principais atores e com o acréscimo de pressupostos da literatura nacional e internacional em TTs; (2) abrangendo o objeto de TT ‘cultivares’, algo não citado no modelo e considerado, no âmbito dos dois países, uma proteção de grande valor social; e (3) contemplando diferentes cenários, em que se consideram aspectos como as peculiaridades dos Sistemas Nacionais de Inovação (SNIs). A aplicação do modelo permitiu a caracterização das inovações e a verificação dos benefícios das TTs para universidades e organizações receptoras, além da compreensão de fatores do macrocontexto na interação U-E, apontada por Closs e Ferreira (2012) como necessária. Constatou-se que o SNI dos EUA contribui para que as TTs sejam menos onerosas e mais desejáveis. O aprimoramento do modelo foi realizado a partir de pressupostos extraídos de literatura mais recente, empiricamente investigados, além de evidências que ampliam a percepção dos efeitos da TT de universidades, contribuindo para direcionamentos mais efetivos de ações correlatas. ABSTRACT - The interaction between university and enterprise (U-E) generates benefits such as the stimulus to economic development (Etzkowitz & Leydesdorff, 2000; Siegel, Waldman, & Link, 2003). Technologies in the fields of agriculture and agribusiness are relevant, among other factors, for increased consumption of Food and Agriculture Organization of the United Nations [FAO] (2014) and predictions, as for Brazil, of higher consumption of its main international markets (Brasil, 2013). This study proposed to the improvement of the application of Contingent Effectiveness Model of Technology Transfer (TT) of Bozeman (2000) in the process of TT, from colleges of Agriculture of American and Brazilian universities to enterprises. The model differs from other TT models, essentially for performing more fully organized and thoroughly, allowing a detailed description of TT and its effects, such as those related to market, economic, development political and scientific and technical human capital aspects, aiming at greater efficiency. The research is also justified by effects of model studies on TT in the field and in universities of different countries. The United States features indicators of international innovation higher than Brazil, such as those published by the World Economic Forum [WEF] (2015), including U-E collaboration. Therefore, the research was based on the question: “How can the Contingent Effectiveness Model of TT be enhanced in technology transfer processes of Colleges of Agriculture in Brazil and the United States to enterprises?” This is a qualitative research and multiple case study (Yin, 2001; Eisenhardt, 1989), addressing the application of the Bozeman model in TT of Colleges of Agriculture: two cases of American universities and one case of a Brazilian university, selected by criteria such as excellence, accessibility and similarities of technology nature. Field research and data analysis permeated into the research construct based on model assumptions and others added by the author, according to a literature review. The data collected from various sources, including interviews with respondents from universities and receiving organizations, were triangulated and analyzed in its uniqueness and crisscross (Creswel, 2014), obeying the prerogative that case studies should be analyzed in their contexts (Yin, 2001; Denzin, 1994). On the results and contributions, we highlight the application of the model (1) thoroughly, considering the dimensions and efficiency criteria from the perspective of the main actors and with the addition of assumptions of national and international literature in TT; (2) covering the object of TT ‘cultivars’, something not mentioned in the model and considered within the framework of both countries, a great social value; (3) contemplating different scenarios, which consider aspects such as peculiarities of National Systems of Innovation (NSI). The application of the model allowed characterizing innovations and verifying benefits of TT to universities and receiving organizations, beyond the comprehension of factors of macro-context on U-E interaction, highlighted by Closs and Ferreira (2012) as needed. NSI in the United States contributes to TT to be less costly and more desirable. Furthermore, the application of the model allowed its improvement from assumptions drawn from the latest literature empirically investigated, in addition to evidence that expands perception of TT effects of universities contributing to more effective targeting of related actions. |
Palavras-chave: | Universidades e Faculdades Universities and Colleges Agricultura Agriculture Agricultura - transferência de tecnologia Agriculture - technology transfer |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2636 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | ESAN - Teses e dissertações defendidas em outras instituições |
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