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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2622
Tipo: | Tese |
Título: | Supervisão docente mínima e indireta: percepções dos pacientes em diferentes cenários de prática |
Autor(es): | Braga, Lucylea Pompeu Muller |
Primeiro orientador: | Figueiró-Filho, Ernesto Antônio |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliara percepção dos pacientes a respeito da consulta realizada por estudante de Medicina, com supervisão docente mínima e indireta. A pesquisa foi realizada com 238 pacientes, sendo estas gestantes do ambulatório de gestação de alto risco e de baixo risco,mães de crianças do ambulatório de follow-updo prematuro e de puericultura, atendidas por estudantes do quinto ou sexto ano da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Anhanguera-Uniderp. Foram utilizado sdois questionários semiestruturados, antes e após a consulta, com questões objetivas e descritivas. Como resultado,a pesquisa mostrou mudança de atitude das gestantes e das mães das crianças, atendidas nos diferentes cenários, na comparação antes e após o atendimento,no que concerne ao conforto ao ser consultada e examinada pelo estudante de medicina e também quanto à confiança na conduta repassada pelo estudante. A principal palavra citada pelas gestantes antes da consulta foi ansiedade e,após a consulta,satisfação. Já para as mães das crianças antes da consulta, a palavra foi ansiedade e,após a consulta,satisfação. Conclusão: Este estudo demonstrou uma mudança positiva na percepção das gestantes de ambulatório de obstetrícia e mães do ambulatório de pediatria,atendidas com supervisão docente mínima e indireta. As pacientes e mães das crianças também reconheceram que este modelo de atendimento médico é importante para os estudantes de Medicina como parte de sua formação. |
Abstract: | Objective: To investigate patients´ perceptions regarding medical students´ consultations, with minimal and indirect faculty supervision. Method:Patients´ opinions from paediatricsand obstetrics clinical settings were collected. The sample was composed of 238women in a variety of clinical settings, including high risk pregnancies in a specialized obstetrical care center;low risk pregnancies in a primary care setting; premature birth follow-up outpatient care; and mothers of pediatric patients in a primary care center consulted by last year medical studentsat the Faculty of Medicine (FAMED) of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS)andthe Medical School atAnhanguera-Uniderp University. Two questionnaires were administered to patients pre-and post-consultation and the answers were compared. Results:Patients reported changes in their attitudes when comparing responses provided before and after consultation with the students. The most frequentword mentioned by pregnantwomen before consultation was anxiety and after consultation was satisfaction. For mothers of children the mostfrequent words were ansietybefore the encounter and “satisfaction” afterwards. Conclusion:This study showed a positive change in patients´ perceptions regarding consultative services provided under minimal and indirect supervision settings with final year medical students, in out-patient obstetrics and pediatrics care settings. Patients recognized the importance of this outpatient medical education management model in medical students’ training. |
Palavras-chave: | Educação Médica Estudantes de Medicina Instituições de Assistência Ambulatorial Metodologia como Assunto Pacientes Ambulatoriais |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2622 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | FAMED - Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste |
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