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Tipo: Dissertação
Título: Uso do sistema nacional de regulação – SISREG no hospital escola da universidade federal de mato grosso do sul, na perspectiva de profissionais e usuários
Autor(es): Andrade, Antonina Miranda de
Primeiro orientador: Andrade, Sônia Maria de Oliveira de
Abstract: Este trabalho resulta da avaliação do uso do Sistema Nacional de Regulação - SISREG no Hospital Escola da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A pesquisa tem por objetivo avaliar o uso do SISREG quanto ao acesso, tempo e resolutividade, na perspectiva de profissionais e usuários, considerando que essas variáveis são atributos relacionados à qualidade dos serviços prestados. Foram aplicados questionários para médicos docentes, médicos administrativos, técnicos administrativos e usuários dos serviços de saúde no NHU. Os resultados apontam ampliação do acesso para os serviços especializados no Estado. Foi constatada alta satisfação na resolutividade dos problemas de saúde do paciente, porém, o tempo de espera entre agendamento e consulta e para atendimento médico no NHU continua sendo um problema para os usuários que dependem dos serviços do Sistema Único de Saúde-SUS. No município de Campo Grande houve universalização no atendimento, apesar de a demanda ser superior à oferta dos serviços. Esses dados podem subsidiar a melhoria do uso do Sistema, da abrangência da cobertura dos serviços e da diversidade de acesso. A pesquisa também auxiliará os gestores a programarem mudanças que garantam melhor prestação de serviços nos setores de saúde, de acordo com as necessidades da população a ser atendida, fixando padrões de qualidade com base nos princípios de equidade e integralidade.
ABSTRACT - This work results from the evaluation of the use Sistema Nacional de Regulação – SISREG in University Hospital (NHU) of the Federal University of Mato Grosso do Sul. This research aims to evaluate the use of SISREG as access, time and resolution, under the perspective of professionals and users, considering that these variables are attributes related to quality of services provided. Appropriate questionnaires were applied to medical teachers, administrative doctors, administrative staff and users of health services in NHU. The results show increased access to specialized services in the State and high satisfaction in solving the patient's health problems, however, the waiting time between scheduling and consultation and the medical care in NHU continues to be a problem for users who depend on public´s health system. In the city of Campo Grande attendance was universalized, although the demand is higher than services supply. These data may be used to subsidize the use of the System, the scope of coverage of services and access diversity. The research will also help managers to program changes to ensure better service delivery for health care, according to the needs of the population, setting quality standards based on the principles of equity and integrity.
Palavras-chave: Sistemas de Recuperação da Informação - saúde pública
Information Storage and Retrieval Systems - public health
Saúde
Health
Tecnologia da Informação
Information Technology
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2563
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste

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