Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Márcia Regina Francisco de-
dc.date.accessioned2016-02-15T13:56:05Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:11Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2560-
dc.description.abstractA abordagem didática, com fins lúdicos ou estritamente pedagógicos, do texto poético em âmbito escolar ainda é um sério problema de ensino-aprendizam. Embora haja abundância de propostas de ensino de toda a natureza, a leitura e a fruição deste gênero literário constituem enorme desafio para os professores. Deste modo, com o presente trabalho buscamos traçar um roteiro preparatório e de execução de uma Sequência Didática (SD) com o objetivo de elaborar um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos capazes de proporcionar aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental um exercício que seja seguro e realista metodologicamente e estimulante e prazeroso enquanto fruição estética. Inicialmente, realizamos um levantamento por meio da aplicação de um questionário inicial para se verificar o repertório dos alunos no que diz respeito ao texto poético e em seguida construímos uma antologia de poemas considerados adequados para a série. Esta antologia gradativamente foi apresentada aos alunos, por meio de treze oficinas de trabalho compostas por atividades de leitura e estudo do gênero poético. No término das oficinas, como forma de avaliação das atividades desenvolvidas, aplicamos aos participantes o questionário final, com o propósito de registrar a fruição dos alunos (gostou, não gostou, conseguiu ou não aproveitamento razoável da sequência). Do referencial teórico necessário para fundamentar o presente projeto, destacam-se CANDIDO, Antonio (1972), PINHEIRO, Helder(2002), PIGNATARI, Décio (2005), COSSON, Rildo (2003), SCHNEUWLY, Bernard e DOLZ, Joaquim (2004) e SOARES, Magda(2006).pt_BR
dc.description.sponsorshipABSTRACT - The didactic approach, with playful or strictly educational purposes, the poetic text in the school environment is still a serious teaching and aprendizam problem. Although there are plenty of educational proposals of all kinds, reading and enjoyment of this genre are huge challenge for teachers. Thus, the present work we seek to draw a preparatory script and execution of a Teaching Sequence (SD) in order to develop a set of didactic and pedagogical procedures able to provide students of the eighth grade of elementary school an exercise that is safe and methodologically realistic and exciting and pleasurable as aesthetic enjoyment. Initially, we conducted a survey through the application of an initial survey to verify the repertoire of students in relation to the poetic text and then build an anthology of poems deemed suitable for the series. This anthology was gradually introduced to students through thirteen workshops work consisting of reading activities and study of the poetic genre. At the end of the workshops as a way of evaluation of the activities, participants apply the final questionnaire, in order to record the fruition of students (like, not like, succeeded in reasonable utilization of the sequence). The theoretical framework needed to support this project stand out CANDIDO, Antonio (1972), PINHEIRO, Helder (2002), Pignatari, Decius (2005), COSSON, Rildo (2003), SCHNEUWLY, Bernard and DOLZ, Joaquim (2004 ) and SOARES, Magda (2006).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleO poema o ensino fundamental II: um trabalho possívelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, José Batista de-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÁRCIA REGINA FRANCISCO DE OLIVEIRA.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.