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dc.creatorNascimento, Ana Cristina do-
dc.date.accessioned2016-02-15T13:17:17Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:12Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2559-
dc.description.abstractNa produção textual de alunos do Ensino Fundamental, verificam-se vários tipos de erros, dentre os quais a troca de letras que representam fonemas que se distinguem pelo traço de sonoridade. Esse tipo de erro é comum no período de alfabetização, mas torna-se preocupante nas produções de alunos do 6.º ao 9.º ano, ao confundirem, na escrita, a representação de fonemas vozeados e não vozeados, pois esse fato acusa que o aluno ainda não domina princípios básicos da língua escrita. Assim, este trabalho analisa produções textuais dos educandos do 6.º ano, elenca as dificuldades de representação gráfica de fonemas vozeados e desvozeados, averigua os possíveis motivos de tais dificuldades, identifica quais habilidades são necessárias para fazer as distinções e propõe intervenções por meio de sequência didática, a fim de propiciar ao aluno a aquisição de autonomia para distinguir esses fonemas e representá-los corretamente na escrita. A fundamentação teórica baseia-se em estudos de Lemle (1982,1988), Silveira (1986), Oliveira e Nascimento (1990), Cagliari (1990, 2007), Callou e Leite (1995), Zorzi (1998a, 1998b, 2003 e 2006), Silva (2001), Soares (2003) e Bortoni-Ricardo (2006). Os resultados desta pesquisa evidenciam que estimular a reflexão fonológica propicia avanço na aprendizagem do aluno para adquirir autonomia em representar fonemas vozeados e desvozeados, mas não permitem afirmar que houve a consolidação de habilidades fonológicas, pois, como confirma estudo citado anteriormente por Zorzi (2006), alunos com dificuldades de aprendizagem têm desempenho mais lento.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - In the text production of elementary school students, there are various types of errors, among them the spelling mistakes which represent phonemes distinguished by sound features . This type of error is common during the literacy period, but it becomes worrisome in the students’ productions from the 6th to the 9th grade, when they confuse the representation of voiced and voiceless phonemes in writing, once this fact shows that the student has not mastered the basic principles of written language. This work examines text productions of the 6th grade students , lists the graphical representation of difficulties of voiced and voiceless phonemes, and also verifies the possible reasons for such difficulties, identifying which skills are necessary to make distinctions and proposed interventions through didactic sequence in order to provide students with the acquisition of autonomy to distinguish these phonemes and represent them properly in writing. The theoretical framework is based on Lemle studies (1982 and 1988), Silveira (1986), Oliveira and Nascimento (1990), Cagliari (1990 and 2007), Callou and Leite (1995), Zorzi (1998a, 1998b, 2003 and 2006), Silva (2001), Soares (2003) and Bortoni-Ricardo (2006). The results of this research show that stimulating phonological reflection provides advances in the student´s learning to acquire autonomy in representing voiced and voiceless phonemes, but they do not allow us to say that there has been the consolidation of phonological awareness, once we have seen in the study by Zorzi (2006) that students with learning difficulties have slower performance.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectPhonologypt_BR
dc.subjectGrafemaspt_BR
dc.subjectGraphemicspt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectEscritos de Criançaspt_BR
dc.subjectChildren's Writingspt_BR
dc.titleAnálise fonotática na produção escrita de alunos dos anos finais do ensino fundamental: distinção entre sons vozeados e desvozeadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Cleonice Cândida Gomes-
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