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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2556Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Baldissera, Neusa Helena Mantovani | - |
| dc.date.accessioned | 2016-02-12T18:57:01Z | - |
| dc.date.available | 2021-09-30T19:56:18Z | - |
| dc.date.issued | 2015 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2556 | - |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa traz uma proposta de trabalho que adota o gênero textual carta de leitor como instrumento didático para ser inserido em processos de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa. Trata-se de uma proposta respaldada nas Ciências da Linguagem e nas Didáticas da Língua, cujo objetivo é a construção de uma sequência didática do gênero de texto carta de leitor para aplicabilidade a alunos do 5º ano do ensino fundamental. A sequência didática do gênero carta de leitor foi construída por um conjunto de atividades variadas e interligadas, tendo como centralidade a linguagem: a situação da ação da linguagem (contexto de produção e conteúdo temático) e a arquitetura interna do gênero (infraestutura, mecanismos de textualização e enunciativos). Na construção dessas ações evidenciaram-se duas vertentes: a praxiológica (as ações humanas são reguladas e mediadas por meio de interações verbais) e a gnosiológica (os textos expressam e constroem o conhecimento). As referências aqui apresentadas têm respaldo teórico e metodológico na concepção do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), segundo os pressupostos de Bronckart ( 2006, 2006, 1997/2012), Dolz e Schneuwly (1999, 2004, 2011), sem se descurar, dentre outros, dos contributos de Coutinho ( 2003, 2004, 2005, 2009, 2012), Jorge (2014), Machado (1998, 2004, 2005, 2007, 2009), Marcuschi (2008) e Antunes (2010). A partir da perspectiva interacionista sociodiscursiva, o estudo do gênero textual perpassa as singularidades estáveis para atingir a amplitude de sua dinamicidade, ganhando significado no uso, quando tratado como ferramenta interpretativa e construtiva. Os resultados deste trabalho experimental mostram que a condução de atividades intencionais, estruturadas e intensivas ampliam a linguagem dos alunos. Quando interligados, os aspectos praxiológicos e gnosiológicos contribuem para a construção verbal, aprimorando os saberes e desenvolvendo a linguagem. Todo o material didático-pedagógico encontra-se sistematizado em um caderno pedagógico, com atividades comunicativas corporificadas por meio de ações diversificadas: de leitura, compreensão/recepção (oral e escrita) e que fornecem condições para a produção escrita | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Cartas de Leitores | pt_BR |
| dc.subject | Letters to the Editor | pt_BR |
| dc.subject | Língua Portuguesa - estudo e ensino (Educação permanente) | pt_BR |
| dc.subject | Gêneros Literários | pt_BR |
| dc.subject | Literary Form | pt_BR |
| dc.title | O gênero de texto carta de leitor: possibilidade didática para o ensino de língua portuguesa | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nincao, Onilda Sanches | - |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NEUSA HELENA MANTOVANI BALDISSERA.pdf | 13,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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