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dc.creatorBaldissera, Neusa Helena Mantovani-
dc.date.accessioned2016-02-12T18:57:01Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2556-
dc.description.abstractA presente pesquisa traz uma proposta de trabalho que adota o gênero textual carta de leitor como instrumento didático para ser inserido em processos de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa. Trata-se de uma proposta respaldada nas Ciências da Linguagem e nas Didáticas da Língua, cujo objetivo é a construção de uma sequência didática do gênero de texto carta de leitor para aplicabilidade a alunos do 5º ano do ensino fundamental. A sequência didática do gênero carta de leitor foi construída por um conjunto de atividades variadas e interligadas, tendo como centralidade a linguagem: a situação da ação da linguagem (contexto de produção e conteúdo temático) e a arquitetura interna do gênero (infraestutura, mecanismos de textualização e enunciativos). Na construção dessas ações evidenciaram-se duas vertentes: a praxiológica (as ações humanas são reguladas e mediadas por meio de interações verbais) e a gnosiológica (os textos expressam e constroem o conhecimento). As referências aqui apresentadas têm respaldo teórico e metodológico na concepção do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), segundo os pressupostos de Bronckart ( 2006, 2006, 1997/2012), Dolz e Schneuwly (1999, 2004, 2011), sem se descurar, dentre outros, dos contributos de Coutinho ( 2003, 2004, 2005, 2009, 2012), Jorge (2014), Machado (1998, 2004, 2005, 2007, 2009), Marcuschi (2008) e Antunes (2010). A partir da perspectiva interacionista sociodiscursiva, o estudo do gênero textual perpassa as singularidades estáveis para atingir a amplitude de sua dinamicidade, ganhando significado no uso, quando tratado como ferramenta interpretativa e construtiva. Os resultados deste trabalho experimental mostram que a condução de atividades intencionais, estruturadas e intensivas ampliam a linguagem dos alunos. Quando interligados, os aspectos praxiológicos e gnosiológicos contribuem para a construção verbal, aprimorando os saberes e desenvolvendo a linguagem. Todo o material didático-pedagógico encontra-se sistematizado em um caderno pedagógico, com atividades comunicativas corporificadas por meio de ações diversificadas: de leitura, compreensão/recepção (oral e escrita) e que fornecem condições para a produção escritapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartas de Leitorespt_BR
dc.subjectLetters to the Editorpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - estudo e ensino (Educação permanente)pt_BR
dc.subjectGêneros Literáriospt_BR
dc.subjectLiterary Formpt_BR
dc.titleO gênero de texto carta de leitor: possibilidade didática para o ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nincao, Onilda Sanches-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

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