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Tipo: Dissertação
Título: Efeitos da exposição a diferentes fragmentos teóricos sobre o responder verbal explicativo
Autor(es): Paz Filho, Alonzo Montaño
Primeiro orientador: Córdova, Lucas Ferraz
Abstract: No debate filosófico e científico moderno há, pelo menos, duas concepções distintas acerca da natureza da observação: (1) aqueles que prescrevem que as observações na ciência devem ser teoricamente neutras, uma vez que sua objetividade depende do relato fiel e exato dos fenômenos imparcialmente observados, e (2) os que se contrapõem a esta concepção, afirmando que as observações são influenciadas pelo conhecimento prévio dos observadores. Transpondo essa discussão para o Behaviorismo Radical como filosofia da ciência, tal interpretação recai sobre as práticas científicas da Análise do Comportamento. Logo, examinar essas práticas requer uma compreensão das variáveis das quais o comportamento denominado científico é função. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi examinar se os relatos verbais de estudantes ficariam sob controle de diferentes fragmentos teóricos que eram inicialmente apresentados antes de assistirem a um vídeo no qual eram solicitados a explicar o comportamento de um rato em esquema de intervalo fixo 40 segundos. Para tal, foi proposta uma pesquisa exploratória da qual participaram seis estudantes universitários recém-ingressos no curso de Psicologia. Os participantes foram distribuídos em dois grupos com três em cada, sendo os participantes do Grupo 1 expostos à visualização de um vídeo precedido pelo fragmento teórico de Skinner, e os participantes do Grupo 2 expostos à visualização de um vídeo precedido pelo fragmento teórico de Tolman. Após a coleta e análise dos dados, foi possível verificar que os participantes do grupo 1, expostos ao fragmento teórico de Skinner, apresentaram maior número de verbalizações externalistas do que os participantes do grupo 2, que apresentaram maior número de verbalizações internalistas. Ao considerar o objetivo e a natureza exploratória da pesquisa, examinou-se, por fim, outras variáveis que podem ter sido tão relevantes nos relatos verbais dos participantes quanto os fragmentos teóricos aos quais foram expostos.
ABSTRACT - In the philosophical and modern scientific debate there are at least two distinct views about the nature of observation: (1) those who prescribe that the observations in science should be theoretically neutral, since their objectivity depends on the faithful and exact account of the phenomena impartially observed, and (2) those who are opposed to this view, stating that the observations are influenced by prior knowledge of the observers. Transposing this discussion to the radical behaviorism as the philosophy of science, such an interpretation falls on the scientific practices of Behavior Analysis. So examine these practices requires an understanding of the variables of which the so-called scientific behavior is a function. In this sense, the objective of the research was to examine whether the verbal reports of students would be under the control of different theoretical fragments that were initially exposed before watching a video in which they were asked to explain the behavior of a rat at a schedule fixed interval 40 seconds. For such, was proposed an exploratory research with six freshmen college students in the course of Psychology. The participants were divided into two groups of three, where participants in Group 1 were exposed to viewing a video preceded by theoretical fragment Skinner, and participants in Group 2 exposed to viewing a video preceded by theoretical fragment Tolman. After collecting and analyzing the data, we could verify that participants in group 1, exposed to the theoretical fragment Skinner, presented more externalist verbalizations than participants in group 2, with a major number of verbalizations internalists. In considering the aim and exploratory nature of the research, it was examined, finally, other variables that may have been as relevant in verbal reports of the participants as the theoretical fragments which were exposed.
Palavras-chave: Avaliação de Comportamento
Behavioral Assessment
Behaviorismo (Psicologia)
Behaviorism (Psychology)
Skinner, B. F.
Estudantes - Psicologia
Students - Psychology
Universidade Federal de Mato Grosso (Campus de Rondonópolis)
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2534
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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