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Tipo: Dissertação
Título: Acolhimento aos usuários na atenção primária à saúde
Autor(es): Coutinho, Larissa Rachel Palhares
Primeiro orientador: Santos, Mara Lisiane de Moraes dos
Abstract: No Brasil, os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) estão organizados por meio de políticas assistenciais pautadas nos princípios e diretrizes do SUS. Uma das formas de organizar o processo de trabalho na ESF seria pela institucionalização do Acolhimento nos serviços. Trata-se de uma diretriz operacional imprescindivel do modelo assistencial proposto pelo SUS, pois possibilita uma reflexão e reorganização dos processos de trabalho em saúde. O acolhimento estabelece ligação concreta e de confiança entre o usuário e o profissional ou equipe, estando diretamente orientado aos princípios do SUS. Para tanto, são necessários estudos criteriosos sobre a qualidade da atenção prestada. Uma das formas de avaliação da qualidade da atenção proposto pelo Ministério da Saúde é o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ. Diante de tais assertivas, a presente proposta pretende identificar as características que compõem o acolhimento e se estas estão presentes nas unidades de Atenção Primária. Neste sentido, surgem as seguintes indagações: como os profissionais estão realizando o acolhimento nas unidades e como o usuário percebe este acolhimento? Desta forma, será possível identificar o grau de acolhimento aos usuários, o qual reflete na qualidade da atenção à saúde. O objetivo foi analisar o acolhimento ao usuário nos serviços de Atenção Básica que aderiram ao PMAQ-AB/2012. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, analítico e exploratório. A pesquisa foi delineada por meio de análise de dados secundários provenientes do primeiro ciclo da fase de Avaliação Externa do PMAQ-AB/2012. A fase de Avaliação Externa foi realizada por Instituições de Ensino e Pesquisa do país, coordenada pelo Ministério da Saúde e ocorreu durante o ano de 2012. Um total de 17.202 equipes de AB foram avaliadas no 1º ciclo PMAQ-AB. As variáveis selecionadas para este estudo foram aquelas compostas pelas perguntas relacionadas ao Acolhimento à demanda espontânea, dentre o módulos destinado a entrevistas com os profissionais Foi realizada análise descritiva dos dados, com representação tabular constando de frequência absoluta e relativa e agrupada por regiões geográficas do Brasil. Os resultados do estudo estão apresentados em forma de 2 artigos. A partir dos resultados obtidos, pode-se inferir que o conhecimento produzido até o presente momento acerca do tema proposto para este estudo, é que o acolhimento não está ainda efetivamente implantado nos serviços de APS no país. Pelos resultados obtidos pela Avaliação do PMAQ, o acolhimento esta implantado nas unidades, entretanto, constatou-se que a atuação multiprofissional na realização do acolhimento ainda não é integralizada e este é realizado de forma fragmentada. Embora seja uma recomendação do Ministério da Saúde, e que a maioria das equipes relate que existe o acolhimento, ainda permanecem lacunas e diferenças entre as regiões. É incontestável que o acolhimento é uma ferramenta de reorganização do processo de trabalho e mecanismo de facilitação de acesso, capaz de promover a equidade e universalidade da atenção a saúde. Contudo, este também é um processo ainda em construção. A partir das novas avaliações do PMAQ será possível fazer uma comparação da evolução dessa ferramenta de trabalho e verificar se estas medidas de indução para melhoria nos processos de trabalho, estão promovendo de fato uma melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica no país.
ABSTRACT - In Brazil, the services of Primary Health Care (PHC) are organized through welfare policies guided by the principles and guidelines of SUS. One way to organize the work process in the FHS would be the institutionalization of the user embracement services. It is an indispensable operational guideline of the care model proposed by SUS because it enables reflection and reorganization of the health work processes. The user embracement sets concrete and reliable connection between the user and the professional or team, is directly oriented to the SUS principles. Therefore, careful studies are needed on the quality of care provided. One possible way of assessing the quality of care proposed by the Ministry of Health is the Improvement Program Access and Quality of Primary Care - PMAQ. In the face of such assertions, this proposal seeks to identify the characteristics that make up the user embracement and if these are present in primary care units. In this regard, the following questions arise: how professionals are realizing the user embracement in the units and how the user perceives this host? This will make it possible to identify the degree of host users, which reflects the quality of health care. The aim was to analyze the host to the user in the Primary services that have joined the PMAQ-AB / 2012. It is a cross-sectional, descriptive, analytical and exploratory study. The research was outlined through secondary analysis of data from the first cycle of the external evaluation phase of PMAQ-AB / 2012. Phase external evaluation was carried out by the country's Education and Research Institutions, coordinated by the Ministry of Health and took place during the year 2012. A total of 17 202 AB teams were evaluated in the 1st cycle PMAQ-AB. The variables selected for this study were those composed by questions related to Home spontaneous demand among the modules destined to interviews with professionals was performed descriptive data analysis with tabular representation consisting of absolute and relative frequency and grouped by geographic regions of Brazil . The results of the study are presented in the form of two articles. From the results obtained, it can be inferred that the knowledge produced to date on the topic proposed for this study, is that the user embracement is not yet effectively implemented the PHC services in the country. The results obtained by PMAQ Assessment, welcoming this deployed in the units, however, it was found that the multidisciplinary performance in carrying out the user embracement is still not paid up and this is done in a piecemeal fashion Although it is a recommendation of the Ministry of Health, and most teams report that there is a host, there are still gaps and differences between regions. It is indisputable that the host is a reorganization tool of the work process and mechanism for facilitating access, able to promote equity and universality of health care. However, this is also a process under construction. From the new reviews of PMAQ you can make a comparison of the evolution of this work tool and verify that these induction of measures to improve work processes, are in fact promoting improved access and quality of Primary Care in the country.
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Saúde Pública - avaliação
Public Health - evaluation
Cuidados Primários de Saúde
Primary Health Care
Família - saúde e higiene
Family - health and hygiene
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2533
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Enfermagem

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