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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pereira, Catia Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T18:01:14Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:55:35Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2522 | - |
dc.description.abstract | The scope of this research is to provide a dialogue between theoretical assumptions that guide the field of studies called Animal Studies, some animal question writings of Machado de Assis and Bovinocultura paintings an art work of Humberto Espindola from Mato Grosso do Sul. The Animal Studies are formed as a hybrid space of discussions, in which among other things we sought to think the representations of non-human animal especially in literate. The hypothesis of the work presented here will support the believe that through dialogue and literary-philosophical art works in this field of studies maybe is possible to rethink the human status, which is strongly linked to an anthropocentric vision, and to discuss and question the different concepts of animality and/or humanity in which the non-human animal always seems relegated to a place of subjection. Furthermore, a possibility of reconfiguration of the way we look to human and non-human, through different performances in art work, literature work, or theoretical-philosophical papers. In the first chapter we will present the Animal Studies, tracing a brief overview of the academic research done in brasil and other countries. We will also promote a discussion from an interview by the North American writer and researcher Kari Weil, that in recent years has dedicated herself to write on animal otherness. In the Second chapter we will discuss in timely manner the representation of non- human animal in literature and visual arts, from dialogue with Machado de Assis texts, such as the Chronicles “Touradas”, “O boi”, “Carnívoros e vegetarianos”, among others, and the art work by Humberto Espíndola, such as Boi-Brasão, Boi & Society and Capitão Brasil. In the Third chapter we will present a discussion around humanism discussed by Martin Heidegger in his essay “Letter on humanism”, the humanist fictional philosophy addressed mainly in Quincas Borba, Machado de Assis, as well as a reflection around post-human. Finally a reflection around The animal that therefore I am proposed by Derrida and the romance Quincas Borba. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Machado de Assis | pt_BR |
dc.subject | Humberto Espíndola | pt_BR |
dc.subject | Representação Animal | pt_BR |
dc.subject | Antropocentrismo | pt_BR |
dc.subject | Literatura Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Artes Plásticas | pt_BR |
dc.subject | Pós-Humanismo | pt_BR |
dc.subject | Humanidade e Animalidade | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da Alteridade | - |
dc.title | Poéticas da animalidade literária: diálogos entre o humano e o não-humano | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guida, Angela Maria | - |
dc.description.resumo | O escopo desta pesquisa é proporcionar um diálogo entre os pressupostos teóricos que norteiam o campo de estudos denominado Animal Studies, escritos de Machado de Assis que tematizam a questão do animal e telas que compõem a obra Bovinocultura do artista plástico sul-mato-grossense Humberto Espíndola. Os Animal Studies ou “Estudos Animais” constituem-se como um espaço híbrido de discussões, em que se busca, entre outras questões, pensar as representações do animal não humano sobretudo na literatura. A hipótese de trabalho aqui apresentada vai se sustentar na crença de que por meio do diálogo com o referido campo de estudos e com obras literário-filosóficas talvez seja possível repensar o estatuto do humano, que se encontra fortemente atrelado a uma visão antropocêntrica, bem como discutir e questionar diferentes concepções de animalidade e/ou humanidade, em que o animal não humano parece sempre relegado a um espaço de assujeitamento. Enfim, uma possibilidade de reconfiguração do nosso olhar para o humano e o não humano, por intermédio de distintas performances, estejam elas no campo das artes plásticas, no campo da obra literária ou do texto teórico-filosófico. No primeiro capítulo apresentar-se-ão os Estudos Animais, traçando um breve panorama de suas pesquisas nas academias do Brasil e de outros países. Nesse capítulo, ainda se promoverá uma discussão a partir de uma entrevista concedida pela escritora e pesquisadora americana Kari Weil que, nos últimos anos, tem se dedicado a escrever sobre a alteridade animal. No segundo capítulo, discutir-se-á de maneira mais pontual a representação do animal não humano na literatura e nas artes plásticas, a partir do diálogo com textos de Machado de Assis, como as crônicas “Touradas”, “O boi”, “Carnívoros e vegetarianos”, entre outras e telas de Humberto Espíndola, como Boi-Brasão, Boi & Society e Capitão Brasil. No terceiro capítulo, apresentar-se-á uma discussão em torno do humanismo discutido por Martin Heidegger em seu ensaio “Carta sobre o humanismo”, a filosofia fictícia humanitista abordada principalmente na obra Quincas Borba, de Machado de Assis, bem como uma reflexão em torno da categorização denominada pós-humano. Por fim, engendrar-se-á uma pequena reflexão em torno da questão do nome proposta por Derrida em O animal que logo sou e o romance Quincas Borba. | - |
Aparece nas coleções: | CPTL - Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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