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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2495
Tipo: | Dissertação |
Título: | Relação campo-cidade, currículo e abordagens no ensino de geografia |
Autor(es): | Floriano, Eliana Menossi da Silva |
Primeiro orientador: | Nardoque, Sedeval |
Abstract: | O objeto de estudo desta dissertação é a abordagem da relação campo-cidade, sob o viés da Questão Agrária, no âmbito da disciplina de Geografia e nos currículos oficiais, principalmente no paulista. Tal objeto surgiu da inquietação da autora na relação teórico-prática como docente na rede pública estadual de São Paulo, há mais de vinte anos, com o propósito da temática aproximar-se com a realidade concreta, principalmente dos alunos e das alunas da Educação Básica. As transformações ocorridas no campo brasileiro, desde a metade do século XX, impulsionadas pela tecnificação do sistema produtivo, conhecido como “modernização da agricultura”, alteraram as relações estabelecidas entre o campo e a cidade, intensificando-as. Desta maneira, se fazem necessários estudos no contexto mais amplo, da Questão Agrária, como a concentração fundiária; processos de expropriação, expulsão e exclusão dos trabalhadores; a luta pela reforma agrária; os movimentos de resistência camponesa; relação campo-cidade, imprescindíveis, portanto, ao debate aqui proposto. Nos documentos oficiais, norteadores do ensino de Geografia, em nível nacional – os Parâmetros Curriculares Nacionais, e estadual – o Currículo Oficial de Geografia do Estado de São Paulo, negligenciam tais questões. Em geral, associa-se ao campo brasileiro a ideia de atraso, enquanto a cidade representa o moderno. Por outro, o campo moderno, produtivo, é o campo da agricultura capitalista e seus negócios derivados. Não há debates mais aprofundados acerca das diferenciações no campo brasileiro, as diferentes territorialidades, formadas a partir de diferentes grupos sociais, que estabelecem relações sociais, políticas e de poder, manifestando, portanto, diferentes territorializações em frações no território capitalista: o território da agricultura capitalista e das grandes empresas vinculadas ao setor, as frações do território, como a do camponês, do indígena. O território está em disputa, mas negligenciado nos currículos oficiais. Nesta perspectiva, propõem-se atividades, sequências didáticas, para o Ensino Básico centradas, a partir da Questão Agrária, e suas particularidades e contradições, e vinculadas ao processo de territorialização do capital e de monopolização do território, não perdendo de vista as relações campo-cidade sob o viés da análise territorial. ABSTRACT - The study object of this dissertation is to approach de rural-urban relationship, under the vision of agrarian question within the Geography subject in the official curriculus, especially in the State of São Paulo, such issue arose from the concern of the author in the relation theoretical and practical as a teacher in public schools of the State, for over twenty years, within the purpose of this subject area to approach the topic of discussion to a concrete reality for mainly of pupils of Basic Education. The changes occured in the rural area of Brazil since the mid- twentieth century, driven by the technification of the productive system known as “modernization of agriculture”, changed the upsetting interaction between the countryside and the city, intensifying them. These studies stand in a broader context, the Agrarian Question. Problems as extensive land holdings, land expropriation; the struggle for land reform, the resistence of agricultural extension and relation countryside-city are an inherent part of Agrarian Question. In official documents guiding Geography teaching in National Level – the National and State standarts. The proposed officer geography curriculum in São Paulo neglects such questions. Generally the idea of delay is also related to the countryside, while the city represents the modernity. On the other hand, the modern field, the productive one, is the field of capitalist agriculture and its derivative businesses. There is no concern in a further intensive debate about the variations in the Brazilian countryside, different territoriality, formed from different social groups, establish social, political and powered relationships; therefore expressing different territorializations and fractions in the capitalist territory: the territory of capitalist agriculture and large interprises linked to the sector; the fractions of territory such as the peasant and the indigenous ones. The territory is in dispute, but neglected in the official curriculus. In this perspective, activities are proposed, didactic sequences for the Basic Centered Education from the countryside, from the agrarian question and its peculiarities and contradictions, and linked to territorial monetary process and the monopolization of the territory, bearing in mind the rural- urban relationship under bias of territorial analysis. |
Palavras-chave: | Geografia - estudo e ensino Geography - study and teaching Agricultura e Estado Agriculture and State Agricultura Urbana Urban Agriculture Geografia (Ensino fundamental) |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2495 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Três Lagoas) |
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