Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2438
Tipo: Tese
Título: Fatores de mortalidade de pequenas empresas: análise de empresas do setor varejista a partir do ciclo de vida organizacional
Autor(es): Albuquerque, Alexandre Farias
Primeiro orientador: Escrivão Filho, Edmundo
Abstract: Com o objetivo de descrever os fatores de mortalidade nos estágios de desenvolvimento das pequenas empresas, esta pesquisa foi realizada em seis empresas: duas em atividade, uma encerrada por vontade da proprietária-dirigente e três empresas que foram vendidas por insuficiência de capital. Apesar da relevância social e econômica das micro e pequenas empresas, seu ciclo de vida costuma ser interrompido prematuramente. As pesquisas sobre mortalidade ignoram as características típicas das pequenas empresas e o estágio do ciclo de vida no momento do encerramento. Esta pesquisa usou a abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas e documentos e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo indutiva. Constatou-se que a mortalidade da pequena empresa pode ser influenciada por suas especificidades, pois são revelados os problemas típicos de cada estágio e, consequentemente, os fatores que podem ou não contribuir para o encerramento da empresa. Quanto aos estágios do ciclo de vida, sua duração também é diferente de uma empresa para outra, ainda que as especificidades sejam semelhantes no estágio. Os fatores determinantes do encerramento das pequenas empresas manifestaram-se de forma diferente nos três estágios iniciais da pequena empresa: gênesis, existência e sobrevivência. A importância dos fatores de mortalidade nas empresas do setor de vestuário pode variar de um estágio para outro, indicando que a relevância de um fator pode ser alterada à medida que a empresa se desenvolve. A manifestação de um fator pode ser benéfica em determinada fase do ciclo de vida e prejudicial em outra fase. A descrição dos fatores pode contribuir efetivamente para melhorar a eficácia da gestão empresarial, dependendo, para tanto, de treinamento adequado de empresários nos problemas típicos do estágio de desenvolvimento de sua empresa, de políticas públicas de fomento ao fortalecimento da pequena empresa e de pesquisas futuras pelo aprofundamento do estudo dos fatores relevantes de cada estágio.
ABSTRACT - This thesis describes the mortality factors in the development stages of small businesses. Despite the socioeconomic relevance of small businesses, their life cycles are commonly interrupted prematurely. Researches on the mortality of small businesses have ignored the typical features of these companies, as well as their life cycle stage in their closing moment. This research was developed in six companies: two operating companies, one company closed by the owner-manager’s desire and three sold due to lack of capital. The qualitative approach was used and the data were collected through interviews and documents analyzed through inductive content analysis technique. The results show that the mortality factors can be influenced by specificities of small businesses because the typical problems of each stage are revealed, hence the factors that may or may not contribute towards closing the enterprises. Regarding the life cycle stages, the duration of the stages also differs from one enterprise to another, even if the specificities are similar. The determining factors of closure of small businesses are expressed in different ways during the three initial stages: genesis, existence and survival. The importance of mortality factors in companies in clothing sectors may vary from one stage to another, indicating that the relevance of one factor can be altered as the company develops. A certain factor can be beneficial in one stage of life cycle and detrimental in another. The description of the factors can improve the effectiveness of the business management, depending on the appropriate training of entrepreneurs in typical problems of development stages in their companies, on the public policies that empower small businesses and on future researchers by the deepening of the study of relevant factors of each stage
Palavras-chave: Pequenas e Médias Empresas - falência
Desenvolvimento Organizacional
Organizational Change
Empresários
Businesspeople
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2438
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:FAENG - Teses e dissertações defendidas em outras instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE FARIAS ALBUQUERQUE.pdf2,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.