Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2376
Tipo: | Dissertação |
Título: | Enfermeiro docente no ensino técnico em enfermagem |
Autor(es): | Karol Gonçalves Sgarbi, Aniandra |
Primeiro orientador: | Dias Renovato, Rogério |
Abstract: | Nos últimos anos, tem crescido o número de enfermeiros bacharéis na função da docência, assumindo essa atividade seja por vocação, não intencional, por prazer ou para aumento da renda. A formação do enfermeiro nos moldes de bacharelado visa preparar o aluno para atuar nas áreas específicas da saúde, em nível hospitalar ou de saúde pública. Não se tem notado uma preocupação em relação à formação e a atuação na área da docência que, nos últimos anos, se ampliou como campo de trabalho para o profissional enfermeiro. Partindo desse pressuposto, este estudo objetiva compreender como os enfermeiros vão se constituindo docentes em cursos técnicos em enfermagem, no município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza descritivo-explicativa, realizada com 14 enfermeiros docentes em duas Escolas de Cursos Técnicos em Enfermagem. A coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada e as informações obtidas foram analisadas mediante o Método de Interpretação de Sentidos com aporte teórico embasado nos estudos de Nóvoa e Tardif. Pelos resultados, observamos que os enfermeiros docentes não possuem formação pedagógica específica para atuar na docência. Constituem-se como docentes por meio das atividades diárias desenvolvidas, nas quais procuram refletir sobre suas práticas profissionais como uma possibilidade de formação. Seguem modelos de docentes encontrados durante a graduação e sofrem com a precarização do trabalho docente no que diz respeito a baixos salários, contrato de trabalho informal e desvalorização dos mesmos. Assim, acreditamos que se fazem necessários mais estudos voltados para essa temática, pois diante de um mundo globalizado e capitalista, há de se trabalhar, estudar as condições concretas desses docentes e efetivar reflexões sobre sua formação pedagógica. Deve-se também repensar a valorização de cursos e capacitações que favoreçam a formação desses profissionais, bem como o incremento da Licenciatura em Enfermagem na formação inicial desses profissionais para que a atuação enquanto docentes em cursos Técnicos de Enfermagem se dê de forma mais efetiva e sistematizada. ABSTRACT - In recent years, the number of undergraduate nurses who teach as nursing teachers has grown because they assume this activity either by vocation, unintentional or by pleasure and for income increase. The nursing courses prepare their students to work in specific health areas in hospitals or in public health services. It is not noticed a concern in relation to the formation and performance on nursing teaching which has enlarged as working fields for nurses. On this basis, this studies aims to understand the nurses who are becoming teachers in technical nursing courses, in Dourados city, in Mato Grosso do Sul. It is a descriptive explicative, qualitative research carried out with 14 nursing teachers in two schools of technical nursing courses.The collection of data was carried out by a semi structured interview and the obtained information was analyzed through a sense interpretation method according to the theoretical studies by Nóvoa and Tardif. By the results, it is observed that the nursing teachers have no specific pedagogical formation to perform in teaching. They graduate as teachers by means of developed daily activities which they use to contemplate about their professionals practices as an opportunity to their upbringing. They adopt the models of their teachers during the graduation and undergo with the unstable teacher’s work, concerning the low wages, informal work contract and their devaluation. Thus, it is necessary that more studies about this subject is performed due to the globalized capitalist world, we must work and study concrete conditions from these nursing teachers and contemplate their pedagogical graduation. It also must ponder on valuation of these courses and convince these professionals graduate as well as the improvement of nursing degree to graduate initial professionals to teach in technical nursing courses so that they had a more effective and systematic manner. |
Palavras-chave: | Enfermagem - estudo e ensino Professores de Enfermagem Professores de Ensino Técnico Escolas de Enfermagem – Corpo Docente Nursing - study and teaching Nursing Teachers Technical Education Teachers Nursing Schools |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2376 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aniandra Karol Gonçalves Sgarbi.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.