Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2340
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma análise semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea |
Autor(es): | Oliveira, Luma Santos de |
Primeiro orientador: | Ghizzi, Eluiza Bortolotto |
Abstract: | A temática do cotidiano é uma entre as diversas abordagens escolhidas pelos
artistas fotógrafos contemporâneos na produção de suas obras; tal categoria
apresenta, na maioria das vezes, uma estética vernácula que decorre de fotografias
produzidas com ferramentas utilizadas por leigos para registrar eventos que
consideram importantes em suas vidas, recurso que valoriza e facilita a
compreensão do tema. Este trabalho faz uma reflexão sobre a fotografia analógica
de cotidiano na arte contemporânea, considerando os trabalhos de três artistas
norte-americanos que podem exemplificar diferentes momentos dessa categoria no
meio artístico. São eles Stephen Shore, Nan Goldin e Zoe Leonard. O referencial
teórico explora a fotografia na arte contemporânea em geral e a fotografia de
cotidiano de forma mais particular, com base em autores como Rouillé (2009) e
Dubois (2001); também são abordados conceitos específicos da semiótica de
Peirce, apresentados em textos do próprio Peirce e em textos de estudiosos da sua
obra, principalmente por Santaella. O percurso de aplicação da semiótica nas
fotografias selecionadas explora os significados oriundos das imagens, que
permitem considerações sobre o lugar dessa fotografia na arte contemporânea,
sobre as razões de os artistas adotarem tal temática e sobre as relações que essas
fotografias estabelecem com as ideias levantadas teoricamente; nesse âmbito, foi
necessário levar em consideração, no processo de análise, aspectos das fotografias
como as técnicas fotográficas utilizadas, o uso da cor e sua relação conceitual com oconsumo, cada vez maior, de fotografias por parte da sociedade. ABSTRACT - The theme of daily is one of amongst various approaches chosen by the contemporary photographers artists during the production process of their work; this category has, in most of the cases, a vernacular aesthetic that stems from photographs produced with tools used by laymen to record events that they consider important in their lives, resource that enriches and makes easier the comprehension of the subject. This work makes a reflexion about the daily analog photography in contemporary art, considering works from three north-american artists that can exemplify different moments of this category on artistic milieu. They are Stephen Shore, Nan Goldin and Zoe Leonard. The theoretical referential explores photography in contemporary art in general and daily photography more particularly, based on authors like Rouille (2009) and Dubois (2001); are also approached specific concepts of Peirce's semiotics, shown on Pierce's own articles and articles from experts of his work, mainly by Santaella. The route of application of semiotics in the selected photographs explores the meanings derived from images, which allows considerations about the place of the photography into contemporary art, about the reasons which the artists decided to take that thematic and about the relationships that these photographs establishes with the theoretical ideas brought up; in this context, it was necessary to take into consideration, in the analysis process, aspects of the photographs as photographic techniques, the use of color and its conceptual relation to the increasing photo consumption by society. |
Palavras-chave: | Arte e Fotografia Fotografia na Arte Semiótica Fotografia - exposição Shore, Stephen, 1947- Goldin, Nan, 1953- Art and Photography Photography in Art Semiotcs |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2340 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luma Santos de Oliveira.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.