Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2339
Tipo: Dissertação
Título: A surdez no ambiente escolar: um estudo das representações sociais de professores de matemática, intérpretes e alunos
Autor(es): Pereira, Paulo Vítor
Primeiro orientador: Tamarozzi, Antônio Carlos
Abstract: A inclusão do aluno surdo em salas de aula do ensino regular vem levantando questionamentos nas mais diversas áreas da educação: no campo metodológico, no social e no que tange ao sistema de avaliação. Neste trabalho procuramos analisar como se dá a inclusão do surdo na escola regular, e principalmente como é o ensino de matemática para este público. Para responder aos nossos questionamentos, lançamos mão de ferramentas da pesquisa em educação, de natureza quantitativa e qualitativa, como questionários em escala LIKERT, entrevista com grupo focal e análise do discurso em aulas práticas. A partir da análise dos dados da pesquisa, podemos notar que há muitos pontos de convergência, e que o ensino ainda não se adaptou aos surdos, tanto no campo metodológico, na falta de um material didático adaptado, quanto no sistema que avaliação da aprendizagem. Muitos passos ainda terão de ser dados para que o surdo tenha condições de aprender matemática e as outras disciplinas como um aluno ouvinte. O maior desafio não é apenas colocá-lo em uma escola regular, mas dar condições para que haja uma inclusão efetiva, pois mesmo não sendo iguais devemos dar condições para que eles desenvolvam suas potencialidades.
Palavras-chave: Surdos - educação
Educação Inclusiva
Matemática
Matemática
Deaf
Inclusive Education
Mathematics
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2339
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Vítor Pereira.pdf739,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.