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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Britez, Adriana Espindola | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-12T19:39:30Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:57:24Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2273 | - |
dc.description.abstract | O objeto de estudo desta pesquisa é a representação da educação secundária em Campo Grande no período de 1920 a 1960. O objetivo é compreender esse nível de ensino dentro do contexto de desenvolvimento educacional e social da cidade e do sul de Mato Grosso no período delimitado. A perspectiva teórica que direciona a investigação remete aos estudos de Pierre Bourdieu, Roger Chartier, Maurice Halbwachs, Justino Magalhães, entre outros. Para alcançar o objetivo realizou-se uma leitura histórica da educação secundária, apresentando sua origem, desenvolvimento e papel social dentro do contexto brasileiro até a década de 1960 e no desenvolvimento educacional e social das cidades urbanizadas. A educação secundária é a fase do processo educacional pós-estudos primários e composta pelos ensinos: secundário, normal e profissional. Aborda-se sobre o desenvolvimento educacional e social do sul de Mato Grosso e de Campo Grande na historiografia regional acadêmica. Em seguida, utilizamse como base empírica produções memorialísticas, compostas por fontes autobiográficas e biográficas. Nestas, perscrutam-se as representações transmitidas pelos agentes sociais (exalunos e professores) que vivenciaram a educação secundária. Com o entendimento que as fontes memorialísticas são registros de memórias, utilizam-se na composição das abordagens estudos historiográficos produzidos no campo da educação, revistas, jornais e documentos oficiais do período. Essas fontes possibilitaram analisar, confrontar e confirmar quais eram as representações da educação secundária. A partir dos escritos descritivos das fontes memorialísticas, organizou-se uma análise sistemática confrontando as informações com documentos oficiais e fontes teóricas. As narrativas descrevem detalhes singulares da educação secundária e da sociedade campo-grandense. As análises nas fontes da historiografia regional e memorialísticas revelaram aspectos importantes do desenvolvimento da educação secundária em Campo Grande. Esse nível de ensino ocupou espaço relevante no desenvolvimento educacional e social de Campo Grande e do sul de Mato Grosso, no período de 1920 a 1960. Observou-se que sete instituições secundárias obtiveram reconhecimento social e estão presentes nas fontes da historiografia regional e memorialística. São estas: O Instituo Pestalozzi, o Instituto Osvaldo Cruz, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, o Ginásio Dom Bosco, a Escola Normal Joaquim Murtinho, o Colégio Barão do Rio Branco e o Ginásio Estadual Campograndense. Segundo as fontes memorialísticas essas instituições secundárias possibilitaram o acesso das classes intermediárias e trabalhadoras à escolarização secundária e preparou os jovens para os novos caminhos da sociedade. As instituições secundárias contribuíram para a constituição da história social e educacional da cidade e do sul de Mato Grosso. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Secundário - Campo Grande (MS) | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Education, Secondary - Campo Grande (MS) | pt_BR |
dc.subject | Historiography | pt_BR |
dc.title | A representação da educação secundária em Campo Grande nas fontes da historiografia regional e memorialística (1920-1960) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Assis, Jacira Helena do Valle Pereira | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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