Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2228
Tipo: Dissertação
Título: Disponibilidade hidríca na bacia hidrográfica do Rio Amambai – MS
Título(s) alternativo(s): Water availability in Amambai River’s Basin – MS
Autor(es): Molina, Sabrina Kodjaoglanian Martins
Primeiro orientador: Alves Sobrinho, Teodorico
Abstract: Caracterizou-se a disponibilidade hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Amambai. Para tanto foram estudadas as precipitações médias anual e mensal, a contribuição potencial e real para os afluentes diretos do rio principal; as vazões mínimas de referência Q7,10, Q90 e Q95; regionalização de vazões mínimas Q7,10, considerando os períodos anual e trimestral, Q90 e Q95, considerando período anual, com base nas metodologias: interpolação e extrapolação de vazão; vazão específica e equações de regressão. Pode-se concluir que as precipitações e vazões específicas médias diminuem da nascente para a foz da bacia. As sub-bacias com maiores contribuições potencial e real para a formação da vazão do Rio Amambai, são: Rio Verde, Córrego Guaembeperi e Rio Piratinim. Os maiores coeficientes de deságue são constatados nos Rio Taquara e Córrego Saljú, e apresentam crescimento gradual na taxa para os afluentes da margem direita do Rio Amambai. As funções de distribuições de probabilidades apresentam melhores resultados para as funções Log-Normal e Gama. As vazões mínimas, para os períodos anuais, estimadas pelos três métodos de regionalização apresentam melhores resultados de erros médios e coeficientes de eficiência de Nash e Sutcliffe para a permanência de 95% no tempo. Comparando os métodos de regionalização de interpolação e extrapolação e vazão específica, é possível notar resultados constantes entre si para os períodos trimestral e anual. O melhor método de regionalização estudado é o obtido por equações de regressão.
ABSTRACT - Characterizedwateravailability in Amambai River’sBasin. Tothatendwasstudiedtheannualandmonthlyaveragerainfall, potentialand real contributions for thedirecttributaryofthemainriver; theminimumreferenceoutflowsQ7,10, Q90and Q95; regionalizationoflowflows Q7,10, consideringannualandquarterlyperiods, Q90and Q95, consideringannualperiod, basedonthemethodology: interpolationandextrapolationofflow; specificyieldflowandregressionequations. It wasconcludedthatrainfallandmeanspecificyieldflowdecreasesfromriverheadtowardit’smouthofthebasin. The sub-basinswithhighestpotentialand real contributions for theformationoftheflowof Amambai River are: Verde River, GuaembeperiStreamandPiratinim River. The highestoutletcoefficient are showed in Taquara River and e SaljúStream, andrepresents gradual increases rate totheaffluentoftherightbankof Amambai River. The probabilitydistributionfunctions shows bestresults for the Log-Normal and Gama functions. The lowflows for theannualperiods, estimatedwiththethreeregionalizationmethods, shows bestresultsofmeanerrorand Nash andSutcliffe’sefficiencycoefficient, for thedurationsof 95%. Comparingregionalizationmethodsofinterpolationandextrapoltionandspecificoutflow, it’spossibletonoticeconstantsresultsbetweenquarterlyandannualperiods. The bestregionalizationmethodstudiedistheoneresultedfromregressionequations.
Palavras-chave: Bacias Hidrográficas - Mato Grosso do Sul (MS)
Precipitação Atmosférica
Medição de Vazão
Watersheds
Atmospheric Precipitation
Flow Measurements
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2228
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sabrina Kodjaoglanian Martins Molina.pdf825,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.