Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Wilkler Garcia-
dc.date.accessioned2015-04-23T20:08:06Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:03Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2212-
dc.description.abstractNeste trabalho, a Modelagem Matemática é utilizada como uma possibilidade de preparar o aluno do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Busca-se no processo, não somente, a aprendizagem do conteúdo matemático, mas também a motivação pela disciplina através de sua aplicabilidade em situações reais, desenvolvendo, por consequência, as habilidades e competências avaliadas no exame. Inicialmente, o conceito e as etapas a serem seguidas no processo de Modelagem Matemática são abordados na visão de diferentes autores para um melhor entendimento do assunto. Posteriormente, são apresentadas quatro aplicações de Modelagem Matemática em turmas da 1ª série do Ensino Médio, tendo questões do ENEM adaptadas como temas geradores. As aplicações são descritas de forma que o leitor possa compreender cada etapa do processo de Modelagem Matemática e as tarefas dos agentes envolvidos (professor e aluno). Por fim, são identificadas as habilidades e competências em Matemática, presentes na Matriz de Referência do ENEM, que foram desenvolvidas nos alunos através das aplicações realizadas.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, the Mathematical Modeling is used as a possibility to prepare high school students for the National Examination of Secondary Education (ENEM). Search in the process, not only the learning of mathematical content, but also the motivation for this course through its applicability in real situations, developing, therefore the skills and competencies assessed in the examination. Initially, the concept and the steps to be followed in the mathematical modeling process are discussed in view of different authors for a better understanding of the subject. They are subsequently submitted four applications of Mathematical Modeling in classes of the 1st year of high school, and ENEM of questions adapted as generating themes. Applications are described so that the reader can understand each step of the mathematical modeling process and the tasks of those involved (teacher and student). Finally, the skills and competencies are identified in Mathematics, present in ENEM Reference Matrix, which were developed in students through the investments made.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducation Educational Evaluationpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleA modelagem matemática como estratégia de preparação para o ENEMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Lilian Milena Ramos-
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wilkler Garcia Magalhaes.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.