Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2207
Tipo: Dissertação
Título: GLPN - Uma abordagem para gestão de linhas de processos de negócios
Autor(es): Landre, Geraldo Barbosa
Primeiro orientador: Machado, Maria Istela Cagnin
Abstract: Organizações lidam com ambientes em constante evolução de seus processos de negócios para satisfazer as necessidades de seus clientes. A Gestão por Processos de Negócio faz uso da Modelagem de Processos de Negócio com o intuito de aprimorar a gestão de conhecimento, medir o desempenho e promover a melhoria contínua de processos de negócio. No entanto, essa atividade despende tempo e esforço e é passível de erros. Nesse contexto, o reúso de modelos de processos de negócio permite uma maior agilidade em resposta à constante mudança do ambiente de negócio, reduzindo tempo, esforço e custos associados. Por outro lado, arcabouços de Linha de Produto de Software (LPS) fornecem mecanismos para reúso de componentes e artefatos de software por meio do gerenciamento de variabilidades. A essência da LPS pode ser adaptada para apoiar o reúso de modelos de processos de negócio. A investigação dessa união resulta na chamada Linhas de Processos de Negócios, uma área de pesquisa, ainda pouco explorada, composta por aspectos interdisciplinares de Engenharia de Software e Gestão Por Processos de Negócios. Diante do cenário exposto, este trabalho propõe uma abordagem de Gestão de Linhas de Processos de Negócio, para apoiar o ciclo de vida dos processos de negócio e promover a melhoria contínua alinhada às melhores práticas do domínio de negócio. Um estudo de caso foi conduzido para avaliar a etapa de instanciação de uma linha de processos de negócio por meio da abordagem proposta. A partir dos resultados obtidos nesse estudo de caso foi possível observar que a abordagem proposta necessita de apoio computacional, possui uma tendência a acelerar a modelagem de processos de negócio e apoia profissionais inexperientes a produzir modelos de processos de negócio com qualidade.
ABSTRACT - Companies deal with environments of continuously evolving business process to satisfy customers needs. Business Process Management uses Business Process Modeling in order to improve knowledge management, performance measurement and promote business process continuous improvement. However, this activity spends effort, time and is error prone. On the other hand, Software Product Line (SPL) frameworks provide mechanisms for software artifact and component reuse via variability management. The essence of SPL can be adapted to support business process model reuse. The investigation of this union results in the so called Business Process Line, a novel research area composed by interdisciplinary aspects of Software Engineering and Business Process Management. Given the scenario above, this work propose an approach for Business Process Lines Management, to support business process life cycle and promote continuous improvement aligned to best practices of business domain. A study case was conducted to evaluate the instantiation step of a business process line by means of the proposed approach. From the results of this case study was possible to observe a tendency to accelerate the business process modeling and support inexperienced professionals to produce business process models with quality.
Palavras-chave: Engenharia de Software
Negócios - Programas de Computador
Software Engineering
Business
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2207
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geraldo Barbosa Landre.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.