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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2200
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação do ruído urbano na cidade de Campo Grande/MS |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of urban noise in the city of Campo Grande,State of Mato Grosso do Sul, Brazil |
Autor(es): | Souza Filho, Jucelino José de |
Primeiro orientador: | Steffen, Jorge Luiz |
Abstract: | O presente estudo buscou avaliar a poluição sonora decorrente do tráfego de
veículos em três regiões distintas (comercial, residencial e mista – comercial e
residencial) da cidade de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul,
por meio de medições do ruído (LAeq) e do mapeamento sonoro, utilizando o
software Predictor 7810 versão 8.11. As medições sonoras nas regiões do Centro
(comercial) e do Jardim dos Estados (mista – comercial e residencial) revelaram que
todos os pontos de medição apresentaram níveis sonoros acima dos permitidos pela
legislação municipal (Lei Complementar 08 (1996) e dos indicados pela NBR 10151
(2000). Já a região do Carandá (residencial) apresentou cerca de 40% e 8% do total
de pontos com níveis abaixo do estabelecido pela Lei Complementar 08 (1996) e
dos recomendados pela NBR 10151 (2000), respectivamente. O mapeamento
sonoro se mostrou uma boa ferramenta para a avaliação sonora da situação atual
das três regiões estudadas. Verificou-se que dois tipos de mapeamento, um que
apresenta a situação geral em que são explanadas todas as faixas de nível de ruído
da região estudada, e o outro que ilustra as áreas que se encontram abaixo ou
acima dos limites estabelecidos, tornam-se grandes aliados na identificação das vias
e áreas poluídas acusticamente, demonstrando que a região do Centro e do Jardim
dos Estados possuem amplas áreas com grande poluição sonora, e que a região do
Carandá possui menos áreas poluídas. Por fim, são sugeridas diversas medidas
mitigadoras de ruído e é simulado um novo cenário que utiliza o software, para as
três regiões estudadas, considerando, para as vias, um pavimento com baixa
emissão sonora, concluindo que com apenas tal medida já é possível diminuir os
níveis sonoros, sendo que em grande parte das regiões as faixas de imissão sonora
nas fachadas das edificações à margem das vias diminuíram em uma escala de 5
dB(A). Entretanto, é necessário implantar outras medidas conjuntas para se ampliar
efetivamente a diminuição do ruído. Por fim, conclui-se que o presente estudo
contribuiu amplamente para a avaliação da poluição sonora da cidade de Campo
Grande, tendo em vista que as três regiões estudadas compreendem as principais
características para as zonas existentes no município. ABSTRACT - The objective of this study is to assess the noise pollution resulting from vehicle traffic occurring in three distinct neighborhoods (business, residential and mixed - business and residential) in the city of Campo Grande, capital of the State of Mato Grosso do Sul, Brazil, through noise measurements (LAeq) and noise mapping, using the Predictor 7810 software version 8.11. The noise measurements in downtown areas (business) and at the Jardim dos Estados sector (a mixed - business and residential neighborhood) all points of measurement showed sound levels above those allowed by municipal legislation (Complementary Law 08 (1996)) and even those suggested by the NBR 10,151 (2000). The Carandá neighborhood (a residential area), on the other hand, showed a range from 40% to 8% of the total points with levels below those established by the Complementary Law 08 (1996) and those recommended by the NBR 10151 (2000), respectively. Noise mapping proved to be a good tool for sound evaluation of the current status of the three neighborhoods studied. Two types of mapping, one which shows the general status in which all noise level tracks in the neighborhood under study are explained, and another one that shows the areas that are below or above the legal limits, become great allies in identifying acoustically polluted areas, demonstrating that the downtown areas and Jardim dos Estados neighborhood have vast noisy areas, and that the Carandá neighborhood has less polluted areas. Finally, we suggest several measures to mitigate the noise pollution and a new scenario is simulated using the software for the three areas studied, considering the use of a low noise pavement, concluding that by applying that measure it is possible to reduce sound levels, and in most areas of the sound emission bouncing off the facades of buildings alongside the roads was decreased on a scale of 5 dB (A). However, it is necessary to deploy other joint measures to effectively reduce the noise. Finally, we conclude that this study has contributed largely to the evaluation of noise pollution in Campo Grande, since the three areas that were studied represent a sample of the city layout. |
Palavras-chave: | Ruído Urbano - Campo Grande (MS) Poluição Sonora Ruído - medição Trânsito - ruído City Noise - Campo Grande (MS) Noise Pollution Traffic Noise |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2200 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais |
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