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Tipo: Dissertação
Título: Do Padre Vieira da História oficial à personagem de Ana Miranda em Boca do Inferno
Autor(es): Santana, Édila de Cássia Souza
Primeiro orientador: Santos, Rosana Cristina Zanelatto
Resumo: O presente trabalho tem como corpus de estudo inicial o romance Boca do Inferno, publicado em 1989 pela escritora Ana Miranda. Criado com base em uma perspectiva histórica, a obra é um romance histórico que narra episódios da Bahia colonial no século XVII durante o governo do militar António de Souza de Menezes, apelidado de Braço de Prata. Nesse contexto o romance apresenta características que remetem ao período em questão, focando-se em elementos como a linguagem em relação aos registros escritos que se têm da época representada e na construção ficcional de acontecimentos e de personagens históricas. Uma dessas personagens é o padre António Vieira, havendo ênfase em suas características como orador sacro, filósofo e político participante de vários acontecimentos importantes do Brasil colônia. Nesse sentido, analisamos os aspectos que configuram a formação da personagem Vieira em Boca do Inferno, na historiografia literária e no discurso do próprio Vieira encontrado em sua Defesa diante do Tribunal do Santo Ofício, tendo como suporte os registros que celebram sua personalidade histórica e literária. Com base nesse aspecto e tomando o aporte teórico da metaficção historiográfica e da retórica de base aristotélica, estabelecemos as semelhanças e as diferenças que interagem no contexto textual, a fim de dimensionar os mecanismos utilizados para a construção da personagem António Vieira no romance de Ana Miranda e na historiografia literária.
Abstract: The present coursework has for its initial study corpus the “Boca do Inferno” (Hell Mouth) novel, published in 1989 by the writer Ana Miranda. Created based on a historical perspective, the book is a historical novel that narrates episodes of colonial Bahia in the seventeenth century during the government of the military Antônio de Souza Menezes, nicknamed the “Braço de Prata” (Silver Arm). In this context, the novel presents characteristics that refer to the related period, focusing on elements such as the language related to written records that we have from the represented time, the fictional construction of events and historical characters. One of these characters is Priest Antônio Vieira, with emphasis on his characteristics as sacred orator, philosopher and political participant in several important events in colonial Brazil. In this way, we analyze the aspects that configure the formation of the character Vieira in the “Boca do Inferno”, in literary historiography and in Vieira’s own speech found in his defense against the “Santo Ofício” (Holy Craft) Tribunal, having as support the records that celebrate his historical and literary personality. Based on this aspect and taking the theoretical contribution of historiographical metafiction and the Aristotelian basis rhetoric, we define the similarities and the differences that interact in the textual context, with the intent of dimension the mechanisms used for the construction of Antonio Vieira character in Ana Miranda’s novel and in literary historiography.
Palavras-chave: Romance Histórico
Ana Miranda
Boca do Inferno
António Vieira
Historiografia Literária
Metaficção Historiográfica
Retórica Aristotélica
Brasil Colônia
Personagem Histórica
Tribunal do Santo Ofício
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2176
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:CPTL - Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras)
Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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