Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2128
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desvendando o significado de experiências clínicas iniciais de estudantes de graduação em enfermagem
Título(s) alternativo(s): Unveiling the significance of initial clinical experiences for undergraduate nursing students
Autor(es): Kawakame, Patrícia Moita Garcia
Garcia, Tatiana Matos
Abstract: Este estudo pretendeu compreender o significado de vir a ser aluno de graduação em enfermagem em sua primeira experiência clínica em instituição hospitalar a partir do mundo- vida dos próprios alunos. Um estudo fenomenológico foi aplicado para explorar a experiência vivida de 17 estudantes de enfermagem que revelaram através de seus discursos a existência de um choque de realidade, produzido devido a condições precárias de trabalho, permeado por sentimentos tais como pena dos pacientes, medo e insegurança, fazendo emergir desejo de fuga, proporcionando uma experiência divergente qualificada como horrível para alguns e agradável para outros, onde o papel da supervisora aparece como ponto de apoio.Acreditamos que este estudo possa contribuir como subsídios para uma reflexão e possível intervenção dos enfermeiros educadores, bem como proporcionar uma relação mais autêntica entre aluno e professor.
ABSTRACT - This phenomenological study intended to understand the meaning of coming to be a nursing student, during the first clinical trial in a hospital, exploring such experience from the student's perspective. The study sample was comprised of 17 undergraduate nursing students which revealed through their narratives the experience of a reality shock due to precarious work conditions, permeated by feelings such as sorrow for the patients, fear and insecurity, leading to a desire to escape, resulting in divergent experiences, qualified as horrible for some and pleasant for others, whereas the role of the supervisor appears as supportive. The authors consider that this study can contribute to further reflection and possible intervention on part of nursing instructors, as well as to foster a more authentic relationship between student and teacher.
Editor: Revista Brasileira de Enfermagem
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.1590/S0034-71672000000300003
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2128
Data do documento: 2000
Aparece nas coleções:CCBS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desvendando o significado de experiências....pdf7,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.