Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2087
Tipo: Dissertação
Título: Hábito alimentar e período reprodutivo da cobra-cipó Leptophis ahaetulla marginatus (Serpentes, Colubridae) no Pantanal e Cerrado
Autor(es): Ferreira, Jucelia Adriana
Abstract: A serpente arborícola Leptophis ahaetulla (Linnaeus, 1758) está representada por 11 subespécies amplamente distribuídas na região Neotropical. Dentre estas, Leptophis ahaetulla marginatus é encontrada na região central, sudeste e sul do Brasil além do Paraguai, Argentina e Uruguai. Este trabalho teve como objetivos estudar a biologia reprodutiva e a dieta de L. a. marginatus com base em exemplares coletados no Pantanal e Cerrado. Os conteúdos estomacais revelaram que esta subespécie se alimenta basicamente de anfíbios anuros (Hylidae). Fêmeas maduras apresentaram o comprimento rostro-cloacal (CRC) entre 505 mm e 820 mm e o comprimento da cauda entre 305 mm a 470 mm. Foi possível verificar que o período de maturação sexual ocorreu entre os meses de agosto e novembro. Machos com CRC de 580 mm e 360 mm de cauda já eram sexualmente maduros. Tanto os jovens como os adultos apresentaram picos nos volumes testiculares entre os meses de janeiro e maio.
Palavras-chave: Serpentes - crescimento & desenvolvimento
Serpentes - anatomia & histologia
Hábitos Alimentares
Reprodução
Snakes - growth & development
Snakes - anatomy & histology
Food Habits
Reproduction
Pantanal - Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2087
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Biologia Animal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jucelia Adriana Ferreira - Parcial.pdf185,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.