Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2067
Tipo: Dissertação
Título: Escrit(ur)a de si e alteridade do professor Terena no espaço papel-tela
Título(s) alternativo(s): Self writing and otherness of the Terena teachers in the screen-paper space
Autor(es): Gargioni, Ana Alice dos Passos
Primeiro orientador: Guerra, Vânia Maria Lescano
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo problematizar como a produção das identidades de professores indígenas Terena com formação em nível superior, da região de Miranda, em Mato Grosso do Sul, se manifesta no processo de escrita de si, confrontando-se com a constituição identitária do outro branco. Buscamos examinar o processo identitário instaurado a partir de questionários respondidos por professores da etnia Terena e textos retirados do blog Terena Digital (http://terenadigital.blogspot.com.br), sustentado também por professores Terena com ensino superior, de modo a identificar as múltiplas vozes, as formações discursivas, as marcas de subjetividade que compõem a memória discursiva e identificar os efeitos de sentido produzidos do/no dizer dos sujeitos. Os recortes/enunciados foram organizados obedecendo ao critério numérico de categorização dos sujeitos (S1, S2, S3, S4, S5 e S6) e foram problematizados com fulcro no método arqueogenealógico de Foucault (2007b), por acreditarmos na onipresença do poder, no discurso como local de manifestação das relações de poder-saber, assim como pelas demais teorias de perspectiva discursiva, culturalista e psicanalítica de análise, segundo Pêcheux (1988), Foucault (2007a), Authier-Revuz (1998), Bauman (2005), Coracini (2003; 2007), Eckert-Hoff (2008) e outros. Nosso trabalho está baseado no aporte teórico da Análise de Discurso de linha francesa, sob o enfoque transdisciplinar, de onde depreendemos as noções de discurso, sujeito, formação e memória discursiva, interdiscurso, heterogeneidade, bem como as concepções de identidade, diferença e alteridade, articuladas no primeiro capítulo. No segundo, (re)contamos a história do povo Terena e ilustramos os ambientes em que transitam os seis sujeitos professores Terena, das aldeias de Miranda – MS: a escola, a universidade e o espaço virtual, discorrendo sobre os movimentos da escrita de si e as implicações do virtual, nas perspectivas de Lévy (2005), Foucault (1992; 2001b; 2003) e Baudrillard (2005). O terceiro capítulo constitui-se pelas análises dos dados coletados, a partir do viés teórico adotado, organizados por três eixos: Representações de si, Representações do outro e Representações da Escola - nos quais analisamos as imagens recorrentes na materialidade linguística dessas escrituras, trazidas à tona mediante a identificação das múltiplas vozes, assim como das marcas de subjetividade que compõem a memória discursiva. Os gestos de interpretação permitiram-nos retratar a constituição do sujeito professor indígena Terena, no espaço papel-tela, em um movimento comunitário. Os efeitos desencadeados na discursividade apontaram a constituição de novos territórios indígenas: a escola e o espaço blog. O cenário capitalista e (pós) moderno que envolve esta pesquisa funde novas relações sociais, políticas, culturais e econômicas por meio da informática, transformando a informação e o conhecimento em mecanismos de empoderamento de sujeitos infames. Desse modo, o ambiente escolar indígena Terena passou a funcionar como local de autodeterminação e organização social, política e étnica, de resistência e também de exclusão, ao passo que o ambiente blog possibilita a contradição de discursos hegemônicos, a visibilidade e a emergência da voz dessa comunidade.
ABSTRACT - This research aims to discuss how the production of identities of Terena indigenous teachers with higher education level, from the region of Miranda, Mato Grosso do Sul, is manifested in the selfwriting process, confronting the identity construction of the other white. We seek to examine the identity process initiated from questionnaires filled out by teachers of Terena ethnicity and texts taken from Terena Digital blog (http://terenadigital.blogspot.com.br), also supported by Terena teachers with higher education, in order to identify multiple voices, the discursive formations, the subjective marks that make up the discursive memory and identify the effects of meaning produced in/of subject’s discourse. The cutouts/utterances were organized obeying the numerical criterion of subjects categorization (S1, S2, S3, S4, S5 and S6) and were problematized to it under the arch-genealogical method of Foucault (2007b), because we believe in the omnipresence of power, in discourse as a local of manifestation of the power-knowledge relations, as well as by other theories of discursive, culturalist and psychoanalytic perspective of analysis, according to Pecheux (1988), Foucault (2007a), Authier-Revuz (1998), Bauman (2005), Coracini (2003; 2007), Eckert -Hoff (2008) and others. Our work is based on the theoretical framework of the French Discourse Analysis, under the transdisciplinary approach, from where we inferred notions of discourse, subject, formation and discursive memory, interdiscourse and heterogeneity, as well as the concepts of identity, difference and otherness, articulated in the first chapter. Then, we (re) tell the story of the Terena people and illustrate the environments transiting the six subject-teachers, the villagers of Miranda - MS: the school, the university and the virtual space, discussing the movements of selfwriting and the implications of the virtual, from the perspectives of Lévy (2005), Foucault (1992, 2001b, 2003) and Baudrillard (2005). The third chapter is constituted by the analysis of data collected from the theoretical framework adopted, organized by three strands – Self representations, Other representations and School representations - in which we analyze the recurring images in linguistic materiality of these writings, brought to fore by the identification of the multiple voices, as well as the marks of subjectivity that make up the discursive memory. The interpretation gestures allowed us to portray the constitution of the subject teachers within screen-paper space, in a community movement. The effects produced in discourse indicated the formation of new indigenous territories: the school and the blog space. The (post) modern capitalist scenario that this research involves establishes new social, political, cultural and economic relations through computing, transforming information and knowledge on mechanisms of empowerment of infamous subjects. Thus, the Terena indigenous school environment started to function as a place of self-determination and of social, politics, and ethnic organization, of resistance and also of exclusion, while the blog environment enables the contradiction of hegemonic discourses, the visibility and the emergency of this community voice.
Palavras-chave: Professores Indígenas
Professores - formação - Mato Grosso do Sul
Índios - educação
Indian Teachers
Teachers, Training of - Mato Grosso do Sul
Indians
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2067
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Alice dos Passos Gargioni.pdf6,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.