Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGama, Rosângela Fernandes dos Santos-
dc.date.accessioned2014-10-01T18:36:24Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2030-
dc.description.abstractNesta dissertação, entende-se que estudos sobre leitura da literatura são sugestivos porque podem propiciar a identificação de seus diferentes modos de ser e a função atribuída à literatura em determinados contextos de leitura. Por isso, a proposta é investigar quais conceitos de literatura perpassam o ensino dessa disciplina no ensino médio e mais especificamente o veiculado pelo livro didático. A fim de identificar possíveis interferências dos atores envolvidos no processo de criação da literatura escolar, a pesquisa tem como objetivo primeiro discutir que tipo de leitura está proposto no ensino da literatura destinado à segunda série do Ensino Médio. Para tanto, analisa-se a abordagem da escola romântica contida no livro didático Português: contexto, interlocução e sentido, referendado pelo MEC por meio do selo do PNLD. À luz do referencial teórico e das orientações oficiais para o Ensino Médio, descrevem-se diferentes aspectos, tais como a organização dos conteúdos, os exercícios de aplicação e os procedimentos textuais e paratextuais apresentados no livro pesquisado. A base teórica evidencia a concepção cultural da leitura na perspectiva de Chartier; de transtextualidade, de Genette, bem como estudos da crítica cultural da leitura de Abreu, Lajolo e Zilberman e da crítica sociológica de Candido. Espera-se, com a pesquisa, compreender interesses e ideias que permeiam o ensino do Romantismo e, por consequência, o da Literatura no livro didático, com o propósito de contribuir para a prática docente da pesquisadora e de outros profissionais da área, além de, pelas reflexões empreendidas, sugerir novas propostas de pesquisa e estimular o interesse por viabilizar modificações positivas no âmbito do ensino da literatura.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - In this dissertation, it is understood that studies about reading literature are suggestive because can propitiate to the identification of their different modes of to be and the function assigned to literature in contexts of reading. Therefore, the proposal is to investigate the concepts of literature permeate the teaching of this subject in high school and more specifically conveyed by the textbook. In order to identify possible interference of the actors involved in the creation process of school literature, the research aims to first discuss what kind of teaching reading is proposed in the literature for the second year of high school. Thus, analyzes the approach of Romantic school in textbook: Português: contexto, interlocução e sentido, endorsed by MEC through the seal PNLD. In light of the theoretical framework and the official guidelines for high school, describes different aspects such as the organization of content, application exercises and textual and paratextuals procedures presented in researched book. The theoretical basis highlights the cultural conception of reading in perspective Roger Chartier; of transtextuality, Gerald Genette, and studies of cultural critical reading of Márcia Abreu, Marisa Lajolo and Regina Zilberman and sociological critique of Antônio Candido. Our intend, in this research, understand interests and ideas that permeate the teaching of Romanticism and, consequently, of Literature in the textbook, with the aim of contributing to the teaching practice of the researcher and other professionals, and, with the reflections undertaken, suggest new research proposals and stimulate interest in enabling positive changes in teaching literature.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectLiteratura (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectLivros e Leitura na Literaturapt_BR
dc.subjectBooks and Reading in Literaturept_BR
dc.titleO Romantismo no livro didático: modo de leitura e concepção de literaturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bulhões, Ricardo Magalhães-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosângela Fernandes dos Santos Gama.pdf656,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.