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Tipo: Dissertação
Título: O processo de trabalho docente na modalidade de Educação a Distância
Título(s) alternativo(s): The process of teaching in the form of distance education in Agribusiness courses in Mato Grosso do Sul
Autor(es): Souza, Camila Ramos de
Primeiro orientador: Mariani, Milton Augusto Pasquotto
Abstract: A Educação a Distância (EaD) tem apresentado uma divisão do trabalho docente peculiar em relação à educação presencial. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi investigar o processo de trabalho docente na modalidade de Educação a Distância e de maneira especial nos superiores de Agronegócio. Para tanto, consideramos o processo de trabalho capitalista, em sentido abstrato, a principal dimensão para se entender o trabalho docente, constituindo um processo dialético entre o universal e o particular. A construção do objeto de pesquisa e a aproximação do campo empírico se deram a partir do estudo de políticas públicas voltadas para a educação; da aplicação de entrevistas semi-estruturadas enquanto técnica de coleta de dados e da consulta a da literatura pertinente à temática. As conclusões deste estudo indicam que a objetivação e divisão do trabalho didático na EaD possibilitam um aumento produtivo que se traduz em uma democratização do acesso ao ensino superior. Entretanto, a fragmentação e a hierarquização do processo de trabalho engendrado implicam, por um lado, na desvalorização e precarização do trabalho dos profissionais da educação nela envolvidos e, por outro, em um processo de alienação e estranhamento do trabalhador docente.
Distance Education (DE) has shown a peculiar division of labor in relation to classroom education. Hence, the objective of this study is to investigate the process of teaching work in the form of the Distance Education and especially post graduate in Agribusiness. Therefore, we consider the capitalist labor process, in the abstract sense, the main dimension to understand the teaching, constituting a dialectical process between the universal and the particular. The construction of the object of research and empirical field approximation is given from the study of public policies for education, the application of semi-structured interviews as a technique for data collection and consultation of relevant literature to the topic. The findings of this study indicate that the objectification and division of labor in DE allow increased production which translates into a democratization of access to higher education. However, fragmentation and hierarchical work process engendered imply, on the one hand, the devaluation and job insecurity of educational professionals involved in it and, secondly, by a process of alienation and estrangement of the worker teaching.
Palavras-chave: Administração de Projetos
Project Management
Professores Universitários
College Teachers
Ensino à Distância
Distance Education
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1933
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

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