Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaeda, Luciana Aparecida Montanhez-
dc.date.accessioned2013-11-12T13:20:51Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:46Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1837-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo apresentar alguns aspectos do Romance de Formação (Bildungsroman) na Literatura infanto-juvenil brasileira por meio da compreensão da obra Sapato de Salto (2006), de Lygia Bojunga. Observamos as relações entre o Bildugsroman e a obra infanto-juvenil para identificar aspectos que evidenciam a aprendizagem e a formação, pois na fase que a personalidade é formada a leitura pode ampliar as fronteiras do conhecimento. Consideramos o papel da literatura infantil para a formação do leitor a partir dos estudos, entre outros de Peter Hunt, Regina Zilberman e Laura Sandroni. Baseados nas observações de Wilma Patrícia Maas, Marcus Vinicius Mazzari e Cristina Ferreira Pinto salientamos a estrutura e o aspecto dinâmico do Bildungsroman. Deste modo, analisamos a protagonista de Sapato de salto (2006) e as fases de seu amadurecimento que dialogam com o Romance de Formação, pois é a modalidade que mostra o crescimento do indivíduo com a realidade exterior.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This study has for objective to present some aspects of Romance of Formation (Bildungsroman) in Brazilian Children Literature by using the understanding of the literary composition Sapato de Salto (2006) of Lygia Bojunga. We observed the relationship between Bildungsroman and this children literature to identify some aspects that may show the learning and formation, because in the phase that personality is formed, the reading can expand the frontiers of knowledge. We consider the role of children's literature for the formation of the reader from the studies, among others: Peter Hunt, Regina Zilberman and Laura Sandroni. Based on observations of Wilma Patricia Maas, Marcus Vinicius Mazzari and Cristina Ferreira Pinto we emphasize the structure and the dynamic aspect of the Bildungsroman. By this way, we analyzed Sapato de Salto (2006) protagonist, and the phases of their maturation that dialogue with Romance of formation, as a genre that shows the growth of an individue with the external reality.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantojuvenilpt_BR
dc.subjectChildren and Youth Literaturept_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectBrazilian Literaturept_BR
dc.subjectEscritorespt_BR
dc.subjectWriterspt_BR
dc.titleUma aproximação entre o Bildungsroman e Sapato de Salto, de Lygia Bojungapt_BR
dc.title.alternativeAn approach between the Bildungsroman and Sapato de salto of Lygia Bojunga.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, José Batista de-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Maeda.pdf689,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.