Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1832
Tipo: Dissertação
Título: As Missangas de Mia Couto : a moçambicanidade no discurso pluralista
Autor(es): Silva, Tamarana Marques
Primeiro orientador: Santos, Rosana Cristina Zanelatto
Abstract: O escritor moçambicano Mia Couto constroi em suas produções literárias um universo plural, valorizando as miudezas e as grandezas da vida e, a partir dos recursos linguísticos e das diversas possibilidades do uso da palavra, inscreve sua postura política contemporânea. A prosa poética de Couto ao mesmo tempo em que é universal, por se fazer compreensível em qualquer parte do mundo, fixa suas raízes em solos moçambicanos, por desmistificar contextos histórico-culturais do cotidiano de Moçambique. A presente pesquisa tem por evidencia, na obra O fio das missangas (2009), o posicionamento político de Couto em relação ao seu país sob o olhar de personagens-narradoras femininas. Dessa forma, escolhemos para compor nosso corpus cinco “missangas” das vinte e nove reunidas no livro, em que a personagem protagonista fosse também narradora, para observarmos o discurso feminino em relação à sociedade patriarcal e falocêntrica onde ainda estão submetidas, sendo elas: “Meia Culpa, meia própria culpa”, “O cesto”, “Os olhos dos mortos”, “A despedideira” e “A Saia Almarrotada”. O nosso passeio pelo universo literário de Couto, nos contos escolhidos, mostra que há o que Macêdo e Maquêa (2007) chamaram de moçambicanidade, representada pelo discurso histórico pluralista, proposto por Carlos Lopes (1994), nas falas das narradoras-personagens.
ABSTRACT - The Mozambican writer Mia Couto builds in their literary productions a plural universe, valuing the offal and the greatness of life, from the linguistic resources and the several possibilities of word's usage, inserts his contemporary political stance. The same time as Couto's poetic prose is universal, because it's understandable anywhere in the world, it fixes its roots in Mozambican soil, for demystifying historical and cultural contexts of everyday life in Mozambique. This research aims to highlight Couto's political stance in relation to his country under the look of female characters-narrators in the work 'O Fio Das Missangas (2009)'. Thus, we chose to compose our corpus five "beads" (tales) of twenty-nine gathered in the book, in which the main character was also narrator to observe the female discourse in relation to the patriarchal and phallocentric society which they still live in, as follows: “Meia Culpa, meia própria culpa”, “O cesto”, “Os olhos dos mortos”, “A despedideira” and “A Saia Almarrotada”. Our stroll through Couto's literary universe, in the chosen tales, aims to show that what Macêdo and Maquêa (2007) called 'mozambicanity', represented by historical pluralist discourse, proposed by Carlos Lopes (1994), in the words of the female narrator-characters, does exist.
Palavras-chave: Literatura Moçambicana
Mozambican Literature
Teoria Literária
Literary Theory
Moçambique - aspectos políticos
Mozambique - political aspects
Moçambique - aspectos culturais
Mozambique - cultural aspects
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1832
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

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