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Tipo: Dissertação
Título: Subsídios para um dicionário escolar de cognatos da língua portuguesa contemporânea
Título(s) alternativo(s): Subsidies for a School Dictionary of Cognates of the Contemporary Portuguese
Autor(es): Toribio, Margarete
Primeiro orientador: Isquerdo, Aparecida Negri
Abstract: Os últimos anos têm registrado um avanço considerável no âmbito da Lexicografia Pedagógica, no Brasil, tanto quantitativa, quanto qualitativamente. Entretanto, observa-se, ainda, a falta de diversidade de dicionários de aprendizagem, já que todo desenvolvimento lexicográfico nessa área está vinculado a obras do mesmo tipo, ou seja, dicionários escolares padrão, semelhantes a minidicionários. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é apresentar subsídios para a elaboração de um dicionário escolar de cognatos da língua portuguesa contemporânea, cuja finalidade precípua seria oferecer aos estudantes das séries finais da Educação Básica (jovens entre 12 e 17 anos) mais um instrumento de aquisição da língua materna. O modelo de dicionário aqui proposto, pautado em teorias lexicográficas, seria uma obra distinta das demais, por ter a nomenclatura organizada por famílias de palavras, oferecendo, assim, ao usuário, a possibilidade de visualizar toda a relação de forma e de sentido entre as palavras de uma mesma família, contribuindo, dessa forma, para a ampliação do vocabulário. Dada a natureza da proposta apresentada, um capítulo foi dedicado à discussão do estatuto da palavra, principalmente do ponto de vista da sua estrutura formal, para o entendimento das teorias subjacentes à noção de cognatos a partir de conceitos fundamentais da Morfologia Derivacional. Essas reflexões teóricas serviram de base para a definição dos critérios e parâmetros que orientaram a seleção da nomenclatura, o tratamento dispensado às palavras e à seleção de informações funcionais para elaboração dos subsídios para um dicionário escolar de cognatos. Como a proposta foi a apresentação de subsídios e não a construção do dicionário, além da discussão acerca da macroestrutura e da microestrutura do tipo de dicionário proposto, apresenta-se uma “Amostra de Verbetes” composta de 1.283 palavras lematizadas, que representam 1.164 cognatos distribuídos em 52 famílias. Essa nomenclatura foi selecionada a partir do corpus Lácio-Ref disponibilizado pelo Projeto Lácio-Web do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional de São Carlos (NILC). Espera-se que o produto desta pesquisa possa contribuir com a Lexicografia Pedagógica e sirva de motivação para a efetiva elaboração de um dicionário escolar de cognatos da língua portuguesa contemporânea, nos padrões aqui estabelecidos.
ABSTRACT - Recent years have registered a considerable advance in the Pedagogical Lexicography, in Brazil, both quantitatively and qualitatively. However, there is also a lack of diversity of learning dictionaries, since all lexical development in this area is tied to works of the same type, i.e., the standard school dictionary, similar to the mini dictionaries. Based on that, the main objective of this work is to contribute to the development of a school dictionary of cognates of the contemporary Portuguese, whose main purpose would be to offer students from final grades of Basic Education (young people between 12 and 17 years old) another instrument of acquisition for their native language. The dictionary model proposed here, based on lexicographic theories, would be distinct from others, for having organized nomenclature by a word’s family, thus offering the user the possibility to visualize the entire relationship of form and meaning between the words of the same family, thereby contributing to the expansion of vocabulary. Given the content of the proposal, a chapter was devoted only to discuss the word status, mainly in terms of its formal structure, to understand the theories from the concept of cognates using fundamental concepts of Derivational Morphology. These theoretical considerations were the basis for the criteria and parameters that guided the selection of the nomenclature, the treatment given to the words and the selection of functional information for the preparation of subsidies for a school dictionary of cognates. As the proposal was the introduction of subsidies and not the construction of the dictionary, in addition to the discussion of the macrostructure and microstructure of the dictionary type proposed, it is included a "Sample Entries" composed of 1,283 lemmata, representing 1,164 cognates distributed among 52 families. This nomenclature was selected from the Lácio-Ref corpus provided by the Lácio-Web project from the Interinstitutional Center for Research and Development in Computational Linguistics of São Carlos (Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional de São Carlos – NILC). It is expected that the product of this research might contribute to the Pedagogical Lexicography and serves as a motivation for the development of an effective school dictionary of cognates of the contemporary Portuguese, using the scheme shown in this work.
Palavras-chave: Lexicografia
Lexicology
Dicionários
Dictionaries
Língua Portuguesa
Portuguese Language
Cognato
Cognate
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1824
Data do documento: 2012
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