Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1823
Tipo: Dissertação
Título: Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de água viva : um recorte comparativo-biográfico-cultural
Autor(es): Oliveira, Marcos Antônio de
Primeiro orientador: Nolasco, Edgar Cézar
Abstract: Nesta pesquisa, como sugere o título, “Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de Água viva”, faço uma análise da produção pictural (vinte e dois quadros pintados por Clarice Lispector) e do livro Água viva (1973) embasada nos postulados dos estudos comparados, culturais e da crítica biográfica. Não obstante, vale salientar ao leitor que a produção pictural clariciana resume-se em uma atividade “amadora da intelectual” (GOTLIB), realizada, em sua grande maioria, entre os anos de 1975 e 1976. Nesse sentido, apesar de o livro ter sido publicado dois anos antes (1973) da prática mais intensa da artista na pintura, defendo a ideia de que ele antecipa o processo pictural de Clarice Lispector. Para tanto, o “recorte” crítico proposto toma o livro Água viva como um suplemento (DERRIDA) das pinturas, e vice-versa. Nesse tocante, as semelhanças não são poucas, a começar pela constatação de que no livro temse uma narradora-pintora que se propõe a dialogar com seu processo de criação pictural/verbal. Por conseguinte, nas pinturas, já que algumas são descritas no livro pela narradora-pintora, comprova-se o mesmo “recorte” biográfico apresentado no livro Água viva. Partindo disso, articulo a ideia de que o livro e as pinturas são partes e complementam o bios de Clarice Lispector na mesma medida em que ambos suplementam-se como obra e como vida.
RESUMEN - En esta investigación, según lo que el título puede sugerir, “Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de Água viva”, lo que hago es un análisis de la producción pictural (o pinturesca) de la autora, que se compone de los veintidós cuadros pintados por Clarice Lispector, y del libro Água viva, escrito en 1973, basada en los postulados de los estudios comparados, culturales y de la crítica biográfica. Sin embargo, al lector cumple decir que la producción pictural clariciana se resume a una actividad “amadora de la intelectual” (GOTLIB), mayormente realizada entre los años de 1975 y de 1976. En este respecto, pese a que el libro haya sido publicado em 1973, dos años antes de la práctica más intensa de la artista en la pintura, defiendo la idea de que su escritura anticipa el proceso pictural de Clarice Lispector. Por ello, el “recorte” crítico por mí propuesto toma el libro Água viva como un suplemento (DERRIDA) de las pinturas, igual que las pinturas lo son del libro. Siguiendo esta línea de razonamiento, hay no pocas semejanzas entre las obras, empezando por la constatación de que en el libro se percibe una narradora-pintora que se propone establecer un diálogo con su proceso de creación pictural/verbal. Por consiguiente, en las pinturas, puesto que hay la descripción de algumas en el libro hecha por la narradora-pintora, se comprueba el mismo “recorte” biográfico presentado en la obra literaria Água viva. A partir de tales consideraciones, puedo articular la idea de que el libro y las pinturas son partes que complementan el bios de Clarice Lispector en la misma medida que ambos se suplementan o se completan como obra y como vida.
Palavras-chave: Pintura
Painting
Literatura Brasileira
Brazilian Literature
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1823
Data do documento: 2012
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