Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Izabela Leite Ribeiro-
dc.date.accessioned2013-11-06T14:10:43Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1817-
dc.description.abstractendógenos quanto exógenos, e, à medida que os anos passam e a sociedade desenvolve-se, este comportamento é alterado. Cabe à pesquisa do consumidor a tarefa de conhecer os consumidores, bem como saber a motivação de compra. Neste sentido, o objetivo deste estudo é caracterizar o comportamento do consumidor de produtos orgânicos de Campo Grande (MS). A pesquisa tem como método uma pesquisa descritiva e quantitativa, utilizando questionário estruturado. No total, foram aplicados 154 questionários em 13 pontos de venda de produtos orgânicos, entre feiras, super e hipermercados e lojas de produtos naturais. Trata-se de uma amostra probabilística, sendo que o teste de hipóteses e a análise fatorial e a de clusters foram as técnicas escolhidas para a análise dos dados. A análise fatorial foi empregada com o intuito de averiguar qual a estrutura latente de percepção dos consumidores sobre questões que envolvem os orgânicos e para caracterizar os “grupos” de consumidores a partir de seu comportamento e características demográficas. Os resultados revelam que, na maioria dos casos, as mulheres são responsáveis pela compra de orgânicos (70,13%), com predominância de classe social B1 (29,87%) e com terceiro grau completo (46,75%), havendo equilíbrio na distribuição etária. São indivíduos que compram, na maioria das vezes, em super/hipermercados (59%), consumindo principalmente verduras orgânicas (57%) todos os dias (74%). A principal motivação de compra é a ausência de agrotóxicos em tais produtos (62%). Das cinco hipóteses de pesquisa, três foram aceitas e duas rejeitadas. Quanto à percepção acerca dos orgânicos, quase a totalidade dos inquiridos (95,5%) concorda que estes produtos fazem bem à saúde e que a produção de orgânicos respeita a preservação do meio ambiente (86,36%). Da análise fatorial extraíram-se quatro fatores: “Preocupação ambiental”, “Benefícios à saúde”, “Atributos do produto” e “Preço”. Da análise de clusters foram descobertos três agrupamentos de consumidores: “Consumidores despreocupados”, “Consumidores pouco conscientes” e “Consumidores conscientes”.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - The consumer's behaviour is influenced by many factors, both endogenous and exogenous, and, as years go by and the society develops itself, this behaviour is modified. The consumer's research has the responsible of knowing the consumers, as well as knowing the motivation of purchase. Therein, the objective of this study is to characterize the consumer's behaviour of organic products in Campo Grande (MS). The research has as method a descriptive and quantitative study, using a structures questionnaire. In the gross, 154 questionnaires were applied in 13 points of organic products' sale, including open-air market, supermarkets and nature stores. This study is a random sample, whereas hypothesis testing, factorial analysis and clusters analysis were the know-how chosen to de data analysis. The factorial analysis was applied with the intention to verify what is the latent structure of consumer's perception about issues that involve organic products and to characterize the “groups” of consumers from their behaviour and demographic characteristics. The results reveal that, in most cases, women are responsible for the purchase of organic products (70,13%), with the predominance of the B1 social class (29,87%) and with the undergraduated school completed (46,75%), there being balance in age distribution. These are individuals that buy, in most cases, at supermarkets (59%), consuming mostly organic vegetables (57%) everyday (74%). The mainly purchase motivation is the absence of pesticides in those products (62%). Of the five research hypotheses, three were accepted and two rejected. Regarding the perception about the organic products, almost all respondents (95,5%) agree that theses products are good for the health and that the production of organics respects the environmental preservation (86,36%). Four factors were extracted of the factorial analysis: “Environmental concern”, “Benefits to health”, Product attributes” and “Price”. From the clusters anlysis, three consumer's grouping were discovered: “Unconcerned consumers”, “Little conscious consumers” and “Counscious consumers”.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer Behaviorpt_BR
dc.subjectAdministração de Marketingpt_BR
dc.subjectMarketing Managementpt_BR
dc.subjectClusterspt_BR
dc.subjectProdução (Economia)pt_BR
dc.subjectProduction (Economics)pt_BR
dc.subjectProdutos Agrícolas Orgânicospt_BR
dc.subjectOrganic Agricultural Productspt_BR
dc.titleConsumidores de alimentos orgânicos e práticas saudáveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mariani, Milton Augusto Pasquotto-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IZABELA LEITE RIBEIRO GUIMARÃES.pdf790,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.