Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBreguedo, Leidi Laura-
dc.date.accessioned2012-09-25T11:27:48Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:10Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1640-
dc.description.abstractAs peças do dramaturgo contemporâneo e polêmico Plínio Marcos sempre trouxeram temas voltados à vida dos marginalizados, retratando temas como prostituição, homossexualidade e violência. Ao escrever uma peça infantil, Plínio Marcos não fugiu de seu projeto estético inicial, uma vez que utilizou, de forma simbólica, animais para criticar o poder da censura, a política e o capitalismo. A obra Assembléia dos ratos é uma peça escrita no ano de 1989, ano das eleições para presidência da república depois de vinte anos de regime de exceção. O texto aborda duas festas: uma se passa no campo, com ratos simples, comidas e brincadeiras tradicionais divertidas e sem “problemas”; a outra se passa na cidade, com ratos, comidas e músicas sofisticados. Ocorre, todavia, que nessa festa, há a presença de um gato que atrapalha a diversão. A partir daí, pode-se observar que a obra metaforiza a constituição da sociedade civil organizada brasileira. Nesse segmento, este trabalho constitui-se numa análise reflexiva sobre a literatura infantil do dramaturgo Plínio Marcos, focalizando o locus em que se constituem as personagens e as vozes que se manifestam ou se silenciam. Além disso, são abordadas questões acerca da teatralidade e do momento histórico em que a obra foi concebida. Importa acrescentar que, embora destinada ao público infantil, a obra Assembléia dos ratos apresenta características que a aproximam de obras anteriormente escritas pelo dramaturgo e destinadas ao público adulto, o que denota a continuidade de seu projeto estético. Dessa forma, o trabalho ancora-se nas contribuições de Prado (1972), Palottini (1989), Ryngaert (1996), Pavis (1999) Magaldi (1998 e 2004) e Ubersfeld (2005) acerca do discurso teatral; nos estudos de Cirlot (1984), Chevalier e Gheerbrant (1991) no que se refere à estruturação simbólica contida na peça; nos estudos culturais e históricos com as contribuições de Zilberman (1991), Dapieve (1995) e Pilagallo (2009), nos estudos de Wellek (1955), Nitrini (2010), Bakhtin (1992), Moisés (1997) no que se refere à função da literatura e nos estudos de Margato e Gomes (2004) e Said (2005) no que tange ao papel do intelectual diante da sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipParts of the contemporary and controversial playwright Plínio Marcos always brought to life issues facing the marginalized, depicting subjects such as prostitution, homosexuality and violence. When writing a children's play, Plínio Marcos never ran away from his original design aesthetic, once used, so symbolic animals to criticize the power of censorship, politics and capitalism. The work of the Assembléia dos Ratos is a play written in 1989, the year of elections for the presidency of the republic after twenty years of regime. This paper addresses two parties: one goes in the field with simple rats, food and traditional games and fun without "problems", the other goes in the city, with rats, sophisticated food and music. It occurs, however, that this party, there is the presence of a cat that hinders the fun. From there, one can observe that the metaphor works the constitution of organized civil society. In this segment, this work constitutes a reflective analysis on children's literature the playwright Plínio Marcos, focusing on the locus in which they are the characters and the voices that are silent or manifest. In addition, questions are addressed about the theatricality and the historical moment in which the work was conceived. It added that, although aimed at children, the work of the Assembléia dos Ratos possessing characteristics that are closer to works previously written by the playwright and intended for adult audiences, which shows the continuity of your design aesthetic. Thus, the work is founded on the contributions of Prado (1972), Palottini (1989), Ryngaert (1996), Pavis (1999) Magaldi (1998 and 2004) and Ubersfeld (2005) about the theatrical discourse, in studies of Cirlot(1984), Chevalier and Gheerbrant (1991) with regard to the symbolic structure contained in the piece; in cultural studies and historical contributions to the Zilberman (1991), Dapieve (1995) and Pilagallo (2009), in studies by Wellek ( 1955), Nitrini (2010), Bakhtin (1992), Moisés (1997) regarding the function of literature and studies Margato and Gomes (2004) and Said (2005) regarding the role of intellectuals in society .pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro Infantojuvenil (Literatura)pt_BR
dc.subjectChildren's Playspt_BR
dc.subjectTeatro Infanto-juvenil Brasileiropt_BR
dc.subjectChildren's Plays, Brazilianpt_BR
dc.subjectTeatro Brasileiro - história e críticapt_BR
dc.subjectBrazilian Drama - history and criticismpt_BR
dc.titleDo procênio à cena: uma análise de Assembléia dos Ratos de Plinio Marcospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Enedino, Wagner Corsino-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leide Laura Breguedo.pdf675,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.