Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1628
Tipo: Dissertação
Título: Educação a distância e formação do profissional em agronegócio
Autor(es): Massuda Junior, Joao
Primeiro orientador: Reinert, José Nilson
Abstract: Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar o uso da modalidade de educação a distância nos cursos de Agronegócio, em nível de graduação, no estado de Mato Grosso do Sul. Para realização da análise foi necessário o levantamento dos cursos que utilizam a modalidade de educação a distância, quais tecnologias são envolvidas neste processo de mediação da comunicação entre estudantes e professores e como tais cursos trabalham as variáveis: diálogo, estrutura e autonomia do estudante, uma vez que tais elementos são indicadores de como estas instituições reduzem o distanciamento geográfico e aproximam pedagogicamente os entes envolvidos neste processo. Para subsidiar as análises e discussões, aqui propostas, foi levantado o estado da arte acerca das características da sociedade atual (pós-moderna), descrito o histórico da educação a distância no mundo e no Brasil, seu conceito, suas diversas gerações e o papel da tecnologia em cada uma destas e, por fim, levantadas as características da formação profissional em agronegócio. A partir dos dados apurados, foram aplicadas as técnicas de análise de conteúdo, estatística descritiva para cálculo de frequências e agrupamento das informações em categorias para comparações e descrições das informações obtidas, sendo os resultados apresentados e cruzados com o referencial teórico aqui proposto. Os resultados atingidos foram considerados válidos para uma melhor compreensão da educação a distância na formação de profissionais para o agronegócio e revelaram falhas nas bases de dados oficiais acerca dos cursos estudados, apontando, também, novos caminhos para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas no campo da educação a distância e formação profissional na área pesquisada.
This research was done in order to analyze the use of distance education to mediate courses in Agribusiness, at the undergraduate level, in the state of Mato Grosso do Sul. To perform the analysis it was necessary to survey the courses that use distance education, what technologies are involved in the mediation process of communication between students and teachers and how these courses work with the variables: dialogue, structure and autonomy of the student, since such elements are indicators of how these institutions reduce the geographical distance and approach pedagogically the individuals involved in this process. To support the analyzes and discussions, proposed here, was described the state of the art about the characteristics of modern society (postmodern), described the history of distance education in the world and in Brazil, its concept, its various generations and the role of in each of the technology and, finally, the raised features of the training in agribusiness. From the data obtained, we applied the techniques of content analysis, descriptive statistics to calculate the frequency and grouping information into categories for comparisons and descriptions of the information obtained and the results are presented and crossed with the theoretical framework proposed here. The results were considered valid for a better understanding of distance education in professional training for agribusiness, revealed flaws in the official data about the courses studied and, also, indicate new avenues for the development of academic research in the field of distance education and training in the area searched.
Palavras-chave: Agroindústria - Brasil
Agricultural Industries - Brazil
Ensino à Distância
Distance Education
Economia Agrícola - educação
Agriculture - economic aspects - education
Ensino Superior
Education, Higher
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1628
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao Massuda Junior.pdf720,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.