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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A criança e o professor na Educação Infantil: representações de alunos do curso de Pedagogia
Autor(es): Guimarães, Célia Maria
Rodrigues, Sílvia Adriana
Piffer, Claudia Cristina Garcia
Abstract: Tendo como aporte teórico a teoria das Representações Sociais (RS) de Moscovici e seguidores, pretendemos investigar a interferência dos processos de forma- ção inicial nas representações que os futuros professores têm e constroem sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil. Adotamos como objetivos específicos: identificar junto aos alunos em formação no curso de Pedagogia da FCT/Unesp e do CPAN/UFMS como se estruturam as representações sociais sobre a profissão docente, sobre a especificidade do trabalho pedagógico e sobre as crianças com as quais exercerão a docência; analisar continuidades e transformações nas RS no decorrer do processo de formação inicial, procurando identificar se o processo formativo e as práticas educativas adotadas são capazes de imprimir alterações nas RS preexistentes e comparar as representações dos estudantes. O estudo, de caráter longitudinal, acompanhará os estudantes entre os anos de 2009 e 2012, utilizando como instrumentos para obtenção dos dados questionários, texto narrativo e entrevistas. O tratamento dos dados se deu com auxílio de softwares estatísticos (Evoc, Alceste e SPSS) e da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Encontramos RS entre os estudantes das duas universidades que não se adequam ao perfil de professor de crian- ças pequenas e a concepção de criança/infância na contemporaneidade.
Taking Moscovici and his follower’s social representations (SR) theory as support we intend to investigate the interference of initial formative processes in the representations that future professional teachers have and build on the pedagogical work in early childhood education. We adopt as specific goals: to identify how the social representations about the teaching profession, the specificity of the pedagogical work and the children to whom they will be teaching are structured by the students in the Early Childhood Program of the School of Education at FCT/Unesp and at CPAN/UFMS; to analyze continuities and transformations in social representations (SR) during their preservice education, seeking to identify if the formative process and the educative practices adopted can cause changes in the previously existing SR; and to compare the students’ representations. The study, of a longitudinal characteristic, will follow the students between the years 2009 and 2012, using questionnaires, narrative text and semi-structured interviews as instruments for data collection. The data will be processed with the aid of statistical software (EVOC, Alceste and SPSS) and according to the technique of content analysis (BARDIN, 1977). We found among the students from the two universities SR that do not suit either the young children teacher profile or the commonly accepted concept of the child/childhood in contemporary society.
Palavras-chave: Representação
Educação Infantil
Formação de Professores
Editor: Educação. Revista do Centro de Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1570
Data do documento: 2011
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