Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1570
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Célia Maria-
dc.creatorRodrigues, Sílvia Adriana-
dc.creatorPiffer, Claudia Cristina Garcia-
dc.date.accessioned2012-07-27T12:17:08Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:20Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1570-
dc.description.abstractTendo como aporte teórico a teoria das Representações Sociais (RS) de Moscovici e seguidores, pretendemos investigar a interferência dos processos de forma- ção inicial nas representações que os futuros professores têm e constroem sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil. Adotamos como objetivos específicos: identificar junto aos alunos em formação no curso de Pedagogia da FCT/Unesp e do CPAN/UFMS como se estruturam as representações sociais sobre a profissão docente, sobre a especificidade do trabalho pedagógico e sobre as crianças com as quais exercerão a docência; analisar continuidades e transformações nas RS no decorrer do processo de formação inicial, procurando identificar se o processo formativo e as práticas educativas adotadas são capazes de imprimir alterações nas RS preexistentes e comparar as representações dos estudantes. O estudo, de caráter longitudinal, acompanhará os estudantes entre os anos de 2009 e 2012, utilizando como instrumentos para obtenção dos dados questionários, texto narrativo e entrevistas. O tratamento dos dados se deu com auxílio de softwares estatísticos (Evoc, Alceste e SPSS) e da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Encontramos RS entre os estudantes das duas universidades que não se adequam ao perfil de professor de crian- ças pequenas e a concepção de criança/infância na contemporaneidade.pt_BR
dc.description.abstractTaking Moscovici and his follower’s social representations (SR) theory as support we intend to investigate the interference of initial formative processes in the representations that future professional teachers have and build on the pedagogical work in early childhood education. We adopt as specific goals: to identify how the social representations about the teaching profession, the specificity of the pedagogical work and the children to whom they will be teaching are structured by the students in the Early Childhood Program of the School of Education at FCT/Unesp and at CPAN/UFMS; to analyze continuities and transformations in social representations (SR) during their preservice education, seeking to identify if the formative process and the educative practices adopted can cause changes in the previously existing SR; and to compare the students’ representations. The study, of a longitudinal characteristic, will follow the students between the years 2009 and 2012, using questionnaires, narrative text and semi-structured interviews as instruments for data collection. The data will be processed with the aid of statistical software (EVOC, Alceste and SPSS) and according to the technique of content analysis (BARDIN, 1977). We found among the students from the two universities SR that do not suit either the young children teacher profile or the commonly accepted concept of the child/childhood in contemporary society.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEducação. Revista do Centro de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleA criança e o professor na Educação Infantil: representações de alunos do curso de Pedagogiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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