Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1558
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Psicologia Escolar e educação especial: versões, inserções e mediações |
Título(s) alternativo(s): | School psychology and special education: versions, insertions and mediations |
Autor(es): | Anache, Alexandra Ayach |
Abstract: | A prática do psicólogo escolar na Educação Especial foi analisada considerando
os resultados de pesquisas sobre os processos de intervenção nas redes de serviço
de Educação Especial identificadas no conjunto de produções acadêmicas registradas
no site da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(Capes) de 1994 a 2007. Para a seleção dos itens no banco de dados foi utilizada a
palavra-chave Psicologia Escolar relacionada com Educação Especial, contabilizandose
49 documentos com essa temática (35 dissertações e 14 teses). As respostas
produzidas no interior da academia indicam que a inserção do psicólogo escolar
tem se ampliado para além da prática de diagnosticar as deficiências, exigindo uma
outra versão de educação e uma prática que venham colaborar para a transformação
da cultura escolar, envolvendo os docentes, os alunos, os familiares, os diretores e
outros profissionais da instituição. ABSTRACT - The practice of the school psychologist in Special Education was analyzed considering the results of researches on the intervention processes in the service system of Special Education identified in the academic papers registered in the site of the The Foundation Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) from 1994 to 2007. For the selection of the items in the database the key word School Psychology related to Special Education was used, and 49 documents with this theme (35 dissertations and 14 theses) were found. The studies undertaken in the academy indicate that the school psychologist’s insertion goes beyond the practice of diagnosing deficiencies, demanding another education version and a practice which collaborates on the transformation of the school culture, involving teachers, students, relatives, principals and other professionals of the institution. |
Palavras-chave: | Educação Especial Psicologia Escolar Psicologia Aplicada |
Editor: | Em Aberto |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1558 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | CCHS - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexandra Ayach Anache.pdf | 154,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.