Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Aracy Mendes de-
dc.date.accessioned2012-06-18T14:53:52Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:57Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1534-
dc.description.abstractEsta tese tem como objeto de estudo o fracasso escolar que se constitui, produz e sustenta os discursos como acontecimento e enunciados nas práticas pedagógicas e sociais manifestas no Ensino Fundamental no Brasil e no Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1997 a 2007. São problematizadas descrições de enunciados e mostram seus resultados nos processos de escolarização, evidenciando como se dá o domínio da relação saber/poder por meio da verdade, do interdito, do disciplinamento, do mérito premiado e do assujeitamento a partir de uma ideia do sucesso escolar. Partiu-se de uma interrogação sobre a persistência desse fenômeno como problema no campo educacional e suas manifestações como materialidade histórica nos processos de escolarização. Adotou-se arqueologia foucaultiana, como referencial teórico-metodológico. Para tanto, descrevem-se enunciados de fontes documentais e de obras selecionadas, incluindo subsídios dos discursos de entidade representativa do movimento dos trabalhadores em educação. Na descrição arqueológica sobre o fracasso escolar são registradas as singularidades e regularidades das verdades ditas e não ditas, as relações de disciplinamento e modos de situar o sujeito que tenta se escolarizar no ideal pedagógico, apoiados nas práticas discursivas que tentam dar conta de um conjunto de subsídios marcados por verdades absolutas. Os recortes empíricos e/ou teóricos demarcam leituras parciais do objeto, constituindo singularidades. Enquanto fenômeno permite entender que ele ocorre entre o dito e o omitido. As práticas discursivas - das políticas educacionais –produzem e os colocam no lugar da culpa, da correção, da falta. Dessa maneira, os anulam como sujeito no processo de escolarização ao delegar o conhecer a si, por meio de um saber reconhecido, institucionalizado como verdade. Ficam estabelecidos mecanismos estratégicos de seletividade social, sejam pelas observações ou pelas confissões feitas pelos próprios alunos para, posteriormente, compreendê-los pelas diferentes vertentes de discursos oficiais, pela produção do conhecimento. Constatou-se, então, que o fracasso escolar ocorre pela reincidência e negatividade dos sujeitos a partir de práticas discursivas pedagógicas que trazem o fracasso escolar como um potencial de seletividade respaldado por princípios de aprendizagem e de assujeitamento dos alunos, assumindo características de normalização pela indiferença de quem é o aluno e por que fracassa.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis has for its object failure at school, which constitutes, produces and sustains discourses as occurrences and enunciations of pedagogical and social practices, manifested in Basic Education in Brazil ad in the state of Mato Grosso do Sul, during the period ranging from 1997 through 2007. Descriptions of the enunciations are problematized and there results are shown within the educational processes, evidencing the realization of the dominion of the relation knowledge/power, through truth, discipline, prized merit and subjection based on the idea of success at school. The point of departure was an interrogation as to the persistence of this phenomenon as a problem in the educational field with its manifestations as the historical materiality in the schooling process. Foucault‟s archeology was adopted as the theoretical and methodological framework of reference. To this end, description was made of the enunciations from documentary sources and works selected, including subsidies of the discourses of the entity representing the educational workers‟ movement. During the archeological description of the failure at school, registry was made of the singularities and regularities of the truths said and unsaid, the disciplinary relations and the modes of the subject‟s situation in its attempt to be schooled according to the pedagogical ideal, based on discursive practices that attempt to satisfy a totality of subsidies marked by absolute truths. The empirical and theoretical spans partially delimited the object readings, constituting singularities. As a phenomenon, it permits understanding it occurs between the said and the omitted. Discursive practices – of educational policies – are produced and located in place of guilt, correction and absence. In this way, they are annulled as the subject in the schooling process on delegating its self-knowledge, by means of a recognized knowledge, institutionalized as truth. Thus, strategic mechanisms of social selectivity are established, either by observations or by confessions made by the very students themselves, so that, posteriorly, they can be understood by the different varieties of official discourses, by the production of knowledge. Then, it was found that failure at school occurs with the reincidence and the negativity of the subjects starting from the pedagogical practices that bring school failure as a potential for selectivity, supported by principles of learning and the subjection of students, assuming characteristics of the normalization through the indifference regarding who the student is and why he fails.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFracasso Escolarpt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleArqueologia das práticas discursivas sobre o fracasso escolar no ensino fundamental do estado de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Osório, Antônio Carlos do Nascimento-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aracy Mendes de Souza.pdf780,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.