Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1464
Tipo: Dissertação
Título: Identidade indígena : algumas características de estudantes indígenas da Escola Estadual Presidente Vargas de Dourados, MS
Título(s) alternativo(s): Indigenous identity : some aspects of indigenous students of the public school Presidente Vargas, Dourados, Mato Grosso do Sul State
Autor(es): Brumatti, Sonia Aparecida Verga
Primeiro orientador: Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco
Abstract: Identidade Indígena: algumas características de estudantes indígenas da Escola Estadual Presidente Vargas de Dourados – MS é um trabalho de análise semiótica cujo objetivo é investigar como adolescentes indígenas – habitantes da Reserva Indígena de Dourados – constroem suas identidades, por meio de redações, em contexto escolar nãoindígena. A análise de 24 textos, produzidos por sete estudantes indígenas, constrói o plano de conteúdo (estruturas fundamentais, narrativas e discursivas), enfatizando os mecanismos discursivos utilizados por esses adolescentes para construírem seus simulacros identitários. Do discurso desses meninos e meninas, em seu conjunto, emerge a imagem de um sujeito índio que assumiu, como seus, valores e práticas da sociedade não-índia e que, ainda assim, é discriminado por sua alteridade.
This work entitles Indigenous identity: some aspects of indigenous students of the public school Presidente Vargas – Dourados, Mato Grosso do Sul State – is based on semiotics analysis. The investigation aims how indigenous adolescents – who live in an indigenous community in Dourados’ city – build their own identity in a scholastic context which doesn’t belong to aboriginal culture. The analysis of twenty-four texts elaborated by seven indigenous students demonstrated the meaning ground (basic structures, narratives and discourses) emphasizing the elements of the discourse, which are used by the adolescents to build their identities’ simulacra. From the discourse of the indigenous adolescents emerges the image of an Indian who internalized values and practices of a different community. Even so the otherness of the aboriginal community is discriminated.
Palavras-chave: Identidade Social
Índios Sul-Americanos
Semiótica
Linguística
Group Identity
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1464
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti.pdf5,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.