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Tipo: Dissertação
Título: Filme sertanejo: o cinema amador sul-mato-grossense
Autor(es): Diehl, Carlos Rodrigo
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo analisar seis filmes amadores produzidos em Mato Grosso do Sul, que se apropriam de elementos cultura cinematográfica estadunidense e ressignificam localmente como uma resposta popular à contínua recepção de produtos e modelos culturais importados. A opção metodológica deste projeto é pela análise crítica, cultural e multiperspectívica, utilizando a abordagem dos estudos culturais e a análise socionarrativa de Martín-Barbero. Denominados por seus autores como filmes sertanejos, esses filmes amadores, feitos entre 1978 e 1985, utilizam de características do gênero faroeste para a produção de um produto cultural regional, onde as representações culturais locais dialogam com o modelo e estão com ele embaralhadas. A feitura deste cinema utiliza elementos da paródia e carnavalização e expressa a realidade regional nas diferenças e na forma como as apropriações são utilizadas. Esta dissertação propõe que esses filmes sertanejos são mais que simplesmente um produto da influência cultural estrangeira, são também uma resposta em nível de representação, onde a cultura popular se reafirma nas tentativas de produzir um produto semelhante ao apresentado pela indústria midiáticas. Ele fornece elementos para que se entenda como se dá essa recepção e como a população se vê e reafirma a própria cultura diante dessa influência.
This dissertation aims at analyzing six amateur films produced in South Mato Grosso, which appropriate North American cultural cinematographic elements and applies to them another local signification as a popular response to the continuous reception of imported products and cultural models. The methodological option for this project is critical, cultural and multi-perspective analysis, using the cultural study approach and the socio-narrative analysis of Martin-Barbero. Designated by their makers as hinterland films, these amateur films, made between 1978 and 1985, use the characteristics of the Far West genre for the production of a regional and cultural product, where the local cultural representations dialogue with the model and are confused with it. The making of this type of film uses elements of parody and carnival and expresses the regional reality in the differences and in the way in which the appropriations are used. This dissertation proposes that these hinterland films are more than simply a product of foreign cultural influence, they also give a response at representation level, where popular culture is confirmed in the attempts to produce a product similar to that presented by the media industries. The film provides elements so that one can understand how this reception takes place and how the population sees themselves and reaffirms their own culture in the face of this influence.
Palavras-chave: Sertanejos - filme
Cinema Amador
Cultura Popular
Estudos da Linguagem
Western
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1457
Data do documento: 2009
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