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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14138| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Finanças pessoais: um estudo sobre conhecimento de discentes do campus CPNA/UFMS |
| Autor(es): | FLAVIA ALESSANDRA CONTINI DE LIMA |
| Primeiro orientador: | THIAGO JOSE FLORINDO |
| Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar o nível de conhecimento e o comportamento financeiro dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Engenharia de Produção e História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Nova Andradina. A pesquisa utilizou abordagem quantitativa e caráter descritivo-exploratório, com aplicação de questionário estruturado a 165 estudantes. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, considerando variáveis socioeconômicas, perfil acadêmico e práticas financeiras. Os resultados indicaram que os alunos que cursaram disciplinas relacionadas à educação financeira apresentaram maior domínio conceitual, melhor planejamento financeiro e menor propensão ao endividamento. Verificou-se também que a falta de educação financeira formal está associada à ausência de reserva de emergência e à maior vulnerabilidade ao endividamento. De modo geral, os discentes reconhecem a importância da educação financeira e defendem sua inclusão obrigatória na formação universitária. O estudo evidencia a relevância da educação financeira como instrumento de autonomia e cidadania econômica, reforçando o papel das instituições de ensino superior na promoção desse conhecimento. |
| Abstract: | This study investigated the financial knowledge and behavior of students enrolled in Accounting, Business Administration, Production Engineering, and History at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), Nova Andradina campus. Using a quantitative, descriptive–exploratory approach, we applied a structured questionnaire to 165 students. Data analysis through descriptive statistics revealed that prior exposure to financial education courses was correlated with a stronger conceptual understanding, improved financial planning, and reduced indebtedness. Conversely, the lack of formal financial education was linked to an absence of emergency savings and increased financial fragility. The students overwhelmingly recognized the importance of financial education and supported its mandatory inclusion in the curriculum. The study underscores financial education's role in fostering autonomy and economic citizenship, thereby reinforcing the responsibility of higher education institutions in disseminating this crucial knowledge. |
| Palavras-chave: | Educação financeira Finanças pessoais Universidade Discentes. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14138 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis - Bacharelado (CPNA) |
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