Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14116
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS
Autor(es): HEMANUELLY RIBEIRO DE ARRUDA
Primeiro orientador: ELAINE GOMES FERRO
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo central analisar como a participação ou ausência da família influencia o processo de Ensino-Aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais da Educação Básica. A escrita do projeto foi motivada pelas experiências vivenciadas durante o Estágio Obrigatório e Não Obrigatório, nas quais se observou a importância do suporte familiar. A pesquisa se caracterizou como um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, realizada a partir de levantamento de artigos no Portal de Periódicos da CAPES, a partir de descritores selecionados e com critérios de inclusão e exclusão que resultaram na escolha de quatro artigos analisados por uma técnica de inspiração da Análise de Conteúdo. Da análise, emergiram seis categorias principais: 1) Comunicação Família/Escola, Escola/Família; 2) Relação de afeto e aprendizagem para o desempenho escolar; 3) Desafios da Família no processo de aprendizagem; 4) O papel da família no contexto escolar; 5) O papel da escola, e 6) Perspectiva docente em relação à participação familiar. Tais categorias não somente aprofundam pontos relevantes de diferentes nuances da temática investigada, como também oferece um panorama das variáveis que atravessam a problemática. Assim, o estudo concluiu-se que a participação familiar contribui positivamente no processo de aprendizagem, sendo essencial que esta relação ocorra equilibradamente entre as duas instâncias formativas.
Abstract: This Final Course Project (TCC) aimed to analyze how family participation or absence influences the teaching-learning process of students in the early years of Basic Education. The writing of the project was motivated by experiences lived during the Mandatory and Non-Mandatory Internship, in which the importance of family support was observed. The research was characterized as a bibliographic study, with a qualitative approach, carried out from a survey of articles in the CAPES Periodicals Portal, based on selected descriptors and with inclusion and exclusion criteria that resulted in the choice of four articles analyzed using a technique inspired by Content Analysis. From the analysis, six main categories emerged: 1) Family/School, School/Family Communication; 2) The relationship between affection and learning for school performance; 3) Family challenges in the learning process; 4) The role of the family in the school context; 5) The role of the school; and 6) Teacher perspective regarding family participation. These categories not only delve into relevant points regarding different nuances of the investigated theme, but also offer an overview of the variables that permeate the problem. Thus, the study concluded that family participation contributes positively to the learning process, and it is essential that this relationship occurs in a balanced way between the two formative instances.
Palavras-chave: Parceria família-escola
Família e desempenho escolar
Participação Familiar no ensino fundamental.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14116
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
29807.pdf352,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.