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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desafios e perspectivas da presença indígena no Instituto de Química da UFMS
Autor(es): MIGUEL FERNANDES ROVERI
Primeiro orientador: JOAO BATISTA GOMES DE SOUZA
Resumo: O estudo investiga a presença de estudantes indígenas no Instituto de Química da UFMS entre 2022 e 2024, articulando análise dos Projetos Pedagógicos de Curso, dados institucionais e discussões teóricas sobre diversidade e políticas afirmativas. O contexto de Mato Grosso do Sul, estado com significativa população indígena, evidencia a necessidade de práticas educacionais sensíveis à pluralidade cultural. Apesar dos avanços proporcionados pela Lei nº12.711/2012 e pela Lei nº 11.645/2008, os resultados mostram que a representatividade indígena nos cursos de Química permanece baixa, especialmente na pós-graduação, e que a abordagem curricular da temática indígena é limitada, aparecendo apenas de forma superficial ou em disciplinas optativas. A literatura aponta desafios quanto à valorização de saberes tradicionais, ao enfrentamento da hegemonia epistemológica eurocêntrica e à promoção de ambientes acadêmicos acolhedores. Os dados quantitativos evidenciam dificuldades de ingresso e permanência, reforçando a necessidade de ações mais robustas de apoio institucional. O trabalho também destaca que a integração de práticas culturais indígenas, como uso de pigmentos naturais, plantas medicinais, fermentação e argilas, pode enriquecer o ensino de Química ao promover aprendizagens contextualizadas e interculturais. Diante disso, são apresentadas propostas como criação de núcleos de apoio, ampliação de bolsas específicas, formação docente continuada, fortalecimento de projetos de extensão e implementação de programas interculturais, visando favorecer o pertencimento acadêmico e o reconhecimento dos estudantes indígenas como sujeitos ativos da produção científica. A análise evidencia a necessidade de ampliar estratégias que articulem inclusão, permanência e valorização cultural, fortalecendo a relação entre ensino, pesquisa e extensão e promovendo maior equidade na formação em Ciências Exatas.
Abstract: The study investigates the presence of Indigenous students in the Chemistry Institute at UFMS between 2022 and 2024, combining an analysis of Course Pedagogical Projects, institutional data, and theoretical discussions on diversity and affirmative policies. The context of Mato Grosso do Sul, a state with a significant Indigenous population, highlights the need for educational practices that are sensitive to cultural plurality. Despite advances resulting from the Quota Law and Law 11.645/2008, the findings show that Indigenous representation in Chemistry courses remains low, especially in graduate programs, and that curricular approaches to Indigenous themes are limited, appearing superficially or only in elective courses. The literature points to ongoing challenges in valuing traditional knowledge, addressing Eurocentric epistemological dominance, and promoting welcoming academic environments. Quantitative data reveal difficulties related to access and retention, reinforcing the need for stronger institutional support. The study also emphasizes that integrating Indigenous cultural practices—such as natural pigments, medicinal plants, fermentation, and clays—can enrich Chemistry teaching by promoting contextualized and intercultural learning. Based on this scenario, the work presents proposals such as creating support centers, expanding specific scholarships, offering continuous teacher training, strengthening extension projects, and implementing intercultural programs to foster academic belonging and recognize Indigenous students as active contributors to scientific production. The analysis shows the need to expand strategies that articulate inclusion, retention, and cultural appreciation, strengthening the connection between teaching, research, and outreach while promoting greater equity in the training of professionals in the field of Chemistry.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14098
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Química - Licenciatura (INQUI)

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