Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14068
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Storytelling Assistido por IA para Apoiar o Desenvolvimento da Imaginação e da Leitura na Infância
Autor(es): CLAUDIA MAGNO PEREIRA DE BRITO
SABRINA RENATA GONÇALVES SCHIMIDT
Primeiro orientador: ANDERSON CORREA DE LIMA
Resumo: Este trabalho investiga o uso combinado de storytelling, da estrutura narrativa da Jornada do Herói e de ferramentas de inteligência artificial generativa para apoiar o desenvolvimento de livros personalizados para estimulação da leitura e da imaginação na infância, pensando também na tentativa de diminuição do uso de telas para crianças em processo de alfabetização. A pesquisa foi realizada com crianças de 5 a 7 anos e utilizou um questionário estruturado para coletar informações que serviram de base para a criação de histórias personalizadas. A IA generativa foi empregada para produzir livros individuais com textos e ilustrações originais, alinhados às escolhas narrativas das crianças. Após receberem os livros, as participantes avaliaram a experiência por meio de um questionário com escala Likert. Os resultados indicaram alto nível de engajamento, motivação e satisfação com as obras produzidas. A proposta mostrou-se eficaz para estimular o interesse pela leitura e favorecer a expressão criativa infantil. O estudo evidencia que a personalização narrativa mediada por IA pode enriquecer práticas pedagógicas inovadoras, embora exija atenção a aspectos éticos e aos possíveis vieses associados às tecnologias utilizadas.
Abstract: This study investigates the combined use of storytelling, the Hero's Journey narrative structure, and generative artificial intelligence tools to support the development of personalized books aimed at stimulating reading and imagination in childhood, while also addressing the reduction of screen time for children in the process of literacy acquisition. The research was conducted with children aged 5 to 7 years and employed a structured questionnaire to collect data that served as the basis for creating personalized stories. Generative AI was used to produce individual books featuring original text and illustrations, aligned with the children's narrative choices. Upon receiving the books, the participants evaluated the experience using a Likert scale questionnaire. The results indicated high levels of engagement, motivation, and satisfaction with the produced works. The approach proved effective in stimulating interest in reading and fostering children's creative expression. The study highlights that AI-mediated narrative personalization can enrich innovative pedagogical practices, although it requires attention to ethical aspects and potential biases associated with the technologies used.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14068
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Ciência da Computação - Bacharelado (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
30388.pdf7,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.