Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14057| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Possibilidades e Desafios da Tecnologia aplicada ao Ensino de Física: Uma Revisão dos Artigos Publicados no SNEF. |
| Autor(es): | JOÃO PAULO FERNANDES AFIF JORGE |
| Primeiro orientador: | MARIA INES DE AFFONSECA JARDIM |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise documental das quatro últimas edições do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), investigando o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Física. Foram identificados 71 trabalhos que atendiam aos critérios de inclusão, os quais foram distribuídos em cinco categorias tecnológicas: Plataformas Online, Aplicativos Móveis, Softwares de Simulação, Hardware e Prototipagem e Mídias Culturais e Lúdicas. A análise permitiu traçar um panorama das produções quanto aos níveis de ensino, conteúdos abordados, dificuldades enfrentadas e possibilidades identificadas pelos autores. Os resultados apontam que os Softwares de Simulação são os recursos mais utilizados, principalmente no Ensino Médio, revelando tendências para o uso de metodologias ativas, experimentação virtual e estratégias de gamificação. Ao mesmo tempo, observou-se baixa presença do Ensino Fundamental e escassez de análises críticas sobre limitações no uso das tecnologias, indicando lacunas que podem orientar novos estudos. Desse modo, as TDIC vêm assumindo papel central nas propostas de ensino de Física apresentadas no SNEF, demonstrando potencial para enriquecer experiências de aprendizagem, embora ainda demandem investigações que explorem seus desafios de forma mais aprofundada. |
| Abstract: | In the present work, we conducted a documentary analysis of the four most recent editions of the National Symposium on Physics Education (SNEF), focusing on research that employs Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the teaching of Physics. In total, 71 papers that met the inclusion criteria were identified and classified into five technological categories: Online Platforms, Mobile Applications, Simulation Software, Hardware and Prototyping, and Cultural and Ludic Media. The results indicate that, throughout the analyzed period, simulation software has been the most frequently adopted technological resource, especially in upper secondary education, evidencing a growing trend toward the use of active learning strategies, virtual experimentation, and gamification. Moreover, the findings reveal the predominance of studies linked to secondary education, while elementary education remains scarcely represented within this context. In addition, critical reflections on the limitations and challenges of technology-mediated teaching are still limited, suggesting gaps that may guide future research. Overall, the analysis shows that DICT have assumed an increasingly central role in the proposals presented at SNEF, demonstrating significant potential to enrich learning experiences, while also demanding further investigations that deepen understanding of their pedagogical constraints. |
| Palavras-chave: | Ensino de Física TDIC SNEF Tecnologias. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14057 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Física - Licenciatura (INFI) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 31197.pdf | 697,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

